Kathryn Crosby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kathryn Crosby
Nascimento 25 de novembro de 1933 (85 anos)
Houston
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Bing Crosby
Alma mater Universidade do Texas em Austin
Ocupação cantora, ator de televisão, atriz de teatro, atriz de cinema, dublador

Kathryn Crosby (West Columbia, 25 de novembro de 1933) é uma atriz e cantora americana aposentada que se apresentou em filmes sob os nomes de palco Kathryn Grant e Kathryn Grandstaff.[1]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida Olive Kathryn Grandstaff em West Columbia, Texas, ela se formou na Universidade do Texas em Austin com um Bacharel em Belas Artes em 1955. Dois anos depois, ela se tornou a segunda esposa de Bing Crosby, sendo mais de trinta anos mais jovem. O casal teve três filhos, Harry, Mary Frances e Nathaniel.[2] Ela apareceu como atriz convidada em 1964 a 1965, no seriado da ABC , The Bing Crosby Show, de seu marido.

Ela se aposentou em grande parte após o casamento, mas teve um papel de destaque no drama do tribunal Anatomy of a Murder (1959). Ela também fez o papel de "Mama Bear" ao lado de seu marido e filhos em Goldilocks e co-estrelou com Jack Lemmon na comédia Operation Mad Ball (1957), com Tony Curtis no drama Mister Cory (1957) e como trapezista em The Big Circus (1959).

Em meados da década de 1970, ela recebeu o The Kathryn Crosby Show, um programa de entrevistas local de 30 minutos na KPIX-TV, em São Francisco. O marido, Bing, apareceu como convidado ocasionalmente.

Desde a morte de Bing Crosby em 1977, ela assumiu alguns papéis menores e liderou a curta duração do musical da Broadway em 1996, State Fair.

Por 16 anos, terminando em 2001, Crosby sediou o Crosby National Golf Tournament no Bermuda Run Country Club em Bermuda Run, Carolina do Norte. Uma ponte próxima que leva a US Route 158 sobre o rio Yadkin tem o nome de Kathryn Crosby.[3]

Em 4 de novembro de 2010, Crosby ficou gravemente ferida em um acidente automobilístico na Sierra Nevada que matou seu segundo marido de 85 anos, Maurice William Sullivan, com quem ela havia se casado em 2000.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Crosby com Vince Edwards como ator convidado em Ben Casey, 1965.

Referências

  1. «Kathryn Grant» 
  2. «Bing Crosby biography» [ligação inativa] 
  3. Jim Sparks, "Crews to Start Work on Bridge," Winston-Salem Journal, November 21, 2007.
  4. «Bing Crosby's widow recovering from accident»