KazSat 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O KazSat 1 é um satélite de comunicação geoestacionário cazaque da série KazSat, construído pela Khrunichev Space Center em parceria com a Thales Alenia Space e era administrado pela JSC KazSat.

História[editar | editar código-fonte]

O KazSat 1 foi o primeiro satélite de comunicação cazaque, ele foi construído sobre uma estrutura de suporte de carga, que permitia lançá-lo como piggy-back junto com um outro satélite. Originalmente planejado para ser lançado como uma carga nas costas de um Proton-M/Briz-M. Ele foi lançado em meadas de 2006 como uma única carga em um Proton-K/Blok-DM3, como nenhuma oportunidade de lançamento piggy-back adequado estava disponível. O satélite era equipado com 12 transponders em banda Ku e foi colocado na posição orbital de 103 graus leste.

O Kazsat 1 parou de responder aos comandos em junho de 2008 e foi perdido completamente o comando terrestre do satélite em outubro de 2008.

Um segundo satélite melhorada chamada de KazSat 2 planejado em 2006, para aumentar a sua capacidade acabou tornando o seu substituto, que só foi lançado em julho de 2011.[1]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado no dia 17 de julho de 2006 às 22:44 UTC, abordo de um Proton-K/Blok-DM3 a partir da Base de lançamento espacial do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Ele tinha uma massa de lançamento de 1.092 kg. Sua vida útil estimada era de 10 anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências