Kaze Tachinu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kaze Tachinu
風立ちぬ
As Asas do Vento (PRT)
Vidas ao Vento (BRA)
 Japão
2013 •  cor •  126 min 
Direção Hayao Miyazaki
Produção Toshio Suzuki
Roteiro Hayao Miyazaki
Baseado em Kaze Tachinu, de Tatsuo Hori
Kaze Tachinu, de
Hayao Miyazaki
Elenco Hideaki Anno
Miori Takimoto
Hidetoshi Nishijima
Masahiko Nishimura
Morio Kazama
Keiko Takeshita
Mirai Shida
Jun Kunimura
Shinobu Otake
Mansai Nomura
Gênero drama
Música Joe Hisaishi
Cinematografia Atsushi Okui
Direção de arte Yoji Takeshige
Edição Takeshi Seyama
Companhia(s) produtora(s) Studio Ghibli
Distribuição Toho
Lançamento 20 de julho de 2013
Idioma japonês
Orçamento US$ 30 milhões
Receita US$ 136 454 220
Site oficial

Kaze Tachinu (風立ちぬ? Brasil: Vidas ao Vento /Portugal: As Asas do Vento) é filme animado japonês de drama lançado em 2013, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki baseado em um mangá de sua própria autoria, que por sua vez se inspirou no romance homônimo por Tatsuo Hori, e animado pelo Studio Ghibli. O longa é uma biografia ficcionalizada do engenheiro Jiro Horikoshi, dublado por Hideaki Anno, acompanhando seus sonhos sobre aviação, sua relação com sua esposa, seus projetos de aeronaves para o Império do Japão e suas dificuldades na Segunda Guerra Mundial.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Jiro Horikoshi, um jovem que vive em uma cidade do interior, anseia em se tornar piloto de avião, mas sabe que nunca conseguirá, por conta de sua miopia. Em uma noite Jiro tem um novo sonho onde encontra Giovanni Caproni, um engenheiro aeronáutico italiano. Jiro decide que projetar por inteiro um avião e vê-lo voar é a sua meta de vida. Muitos anos mais tarde, Jiro viaja para Tóquio para estudar engenharia. No trem, ele conhece uma jovem chamada Naoko, que está viajando com sua empregada. Neste exato momento, o Grande sismo de Kantō ocorre, jogando o trem para fora dos trilhos e levando a empregada da garota a quebrar a perna. Jiro ajuda ambas a voltarem para casa, mas vai embora sem se apresentar. Grande parte de Tóquio está em chamas devido ao terremoto, e ele corre para sua universidade, ajudando a salvar os livros do incêndio.

Alguns anos depois, após se formar, Jiro e seu melhor amigo, Kiro Honjo, conseguem um emprego trabalhando para uma empresa de aviação. Os dois projetam e desenvolvem um avião de combate para o exército imperial, porém, os testes falham e o exército se desinteressa pelos serviços da empresa. Depois de um tempo, Jiro vai para um resort de verão em Karuizawa onde reencontra Naoko e finalmente se apresenta a ela. Após um tempo juntos, ambos desenvolvem um forte sentimento um pelo outro. Jiro acaba por pedir Naoko em casamento, mas ela está com tuberculose e opta por esperar se recuperar da doença antes de se casar. Jiro passa a dividir o tempo entre ela e seu trabalho, mas o trabalho com frequência acaba por ser privilegiado. Um dia, ele recebe um telegrama dizendo que Naoko piorou. Naoko é internada em um sanatório, e, eventualmente, ela percebe que não vai sobreviver por muito tempo. Tempos depois, Naoko opta por sair do sanatório e ir viver com Jiro. Eles não podem morar juntos porque não casados, por isso se casam no mesmo dia.

Jiro finalmente consegue uma promoção na empresa que lhe dá a possibilidade de projetar por inteiro um avião, como ele sempre sonhou. Por outro lado, isso o leva a passar ainda mais tempo trabalhando, dando cada vez menos atenção a Naoko, que piora a cada dia. Um dia, Naoko vai embora e deixa uma carta de despedida. Enquanto isso, Jiro está absorto ao finalmente ver o teste do avião que projetou. O avião é surpreendente, mas uma forte rajada de vento tira a sua atenção do teste - um indicativo de que sua esposa faleceu. Jiro encontra Caproni em um sonho novamente. Jiro está horrorizado com o fim da Guerra, sentindo remorso por suas invenções e as mortes que elas causaram. Caproni, no entanto, diz a Jiro que ele conseguiu realizar o seu sonho de infância. O espírito de Naoko também aparece e diz a ele que chegou o seu momento de partir. Soluçando, Jiro agradece a ela, que desaparece.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Hideaki Anno como Jiro Horikoshi
  • Miori Takimoto como Naoko Satomi
  • Hidetoshi Nishijima como Honjo
  • Masahiko Nishimura como Kurokawa
  • Steve Alpert como Castorp
  • Morio Kazama como Satomi
  • Keiko Takeshita como a mãe de Jiro
  • Mirai Shida como Kayo Horikoshi
  • Jun Kunimura como Hattori
  • Shinobu Otake como a Sra. Kurokawa
  • Nomura Mansai como Caproni

Produção[editar | editar código-fonte]

A produção do filme começou em 2009. Kaze Tachinu foi dirigido pelo diretor japonês Hayao Miyazaki. Joe Hisaishi, que compôs a trilha-sonora de todos os filmes anteriores de Miyazaki, voltou a trabalhar com o diretor para este filme. A canção Hikōki-gumo (ひこうき雲?), da cantora Yumi Matsutoya, foi usada como tema para o filme.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Kaze Tachinu foi lançado nos cinemas japoneses em 20 de julho de 2013 e foi lançado no Brasil em 2014 pela Califórnia Filmes com o nome "Vidas ao Vento".

Páginas externas[editar | editar código-fonte]