Kazuhiko Nishi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Kazuhiko Nishi (10 de fevereiro de 1956, Kobe), é um empreendedor e professor japonês que trabalhou para a Microsoft no Japão na década de 1980 como vice-presidente de operações no Extremo Oriente.

História[editar | editar código-fonte]

Nishi estudou Engenharia Mecânica nas universidades Kogakuin e Waseda. Em 1977, ainda como estudante, ele fundou a ASCII Publishing Corporation (posteriormente, ASCII Corporation) e tornou-se editor da ASCII, a primeira revista japonesa dedicada aos microcomputadores.

Em 1979, Nishi entrou para a Microsoft do Japão como vice-presidente de operações, e de 1980 a 1986 como diretor e vice-presidente para novas tecnologias.

Em 1986, Kazuhiko Nishi deixou a Microsoft para dedicar-se ao desenvolvimento do padrão MSX, com o auxílio do executivo da NEC Kazuya Watanabe. Nos dias de hoje, a ASCII é uma das maiores empresas de multimídia do Pacífico ocidental.

Desde 1996, Nishi também tem sido professor universitário em várias instituições, tais como o Institute of Advanced Studies of the United Nations University em Tóquio e o Center for Global Communications of the International University of Japan. Exerceu vários cargos públicos nos ministérios de telecomunicações e de comércio e indústria japoneses e é membro do Committee for World Economy in the 21st Century.

Nishi é ainda o presidente da MSX Association, uma organização privada que reúne pessoas afins ao padrão MSX.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.