Keith Haring

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Keith Haring
Keith Haring em 1986
Nome completo Keith Haring
Nascimento 4 de maio de 1958
Morte 16 de fevereiro de 1990 (31 anos)
Nacionalidade norte-americano
Ocupação artista gráfico, activista
Influências

Keith Haring (Reading, 4 de maio de 1958Nova Iorque, 16 de fevereiro de 1990) foi um artista gráfico e activista estadunidense. Seu trabalho reflete a cultura nova-iorquina dos anos 1980.

Nascido no estado da Pensilvânia, desde cedo mostrou interesse pelas artes plásticas. Do ano 1976 até o ano 1978 estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, transferiu-se para Nova Iorque, onde seria grandemente influenciado pelos graffitis, inscrevendo-se na School of Visual Arts. Abertamente homossexual, seu trabalho reflexivo também é um conjunto de temas homo-eróticos. Haring também apoiava a prostituição, por isso alguns de seus temas são considerados eróticos. Keith Haring começou a ganhar notoriedade ao desenhar a giz nas estações de metrô de Nova Iorque. As suas primeiras exposições começaram a partir de 1980 no Club 57, que se tornou um ponto de encontro da elite vanguardista. Na mesma década, participou em diversas bienais e pintou diversos murais pelo mundo - de Sydney a Amsterdã e mesmo no Muro de Berlim. Amigo pessoal de Grace Jones, foi ele quem lhe pintou o corpo para o videoclip "I'm Not Perfect". Em 1988, abre um Pop Shop em Tóquio. Na ocasião, afirma:

Meses depois em entrevista à revista Rolling Stone declara que tem o vírus HIV. Em seguida, cria a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da SIDA. Em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa, Itália, executa a sua última obra pública - o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal.

Haring morreu aos 31 anos de idade, vitima de complicações do vírus HIV, tendo sido um forte activista da conscientização de seus perigos, que abordou mais que uma vez em suas obras e pinturas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Keith Haring