Ceratza Petritza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Keratsa Petritsa)
 Nota: Não confundir com Ceratza da Bulgária.

Ceratza/Ciritza Petritza (em grego: Κυράτζα Πετριτζα; em búlgaro: Кераца Петрица) foi uma nobre búlgara (boiarda), irmã do czar Miguel Sismanes. O filho mais velho dela, João Alexandre ascendeu ao trono búlgaro depois de uma grave crise sucessória no Império Búlgaro.

História[editar | editar código-fonte]

Ceratza era filha do déspota Sismanes de Vidim com uma filha de nome desconhecido do sebastocrator Pedro com Ana-Teodora, a filha de João Asen II com Irene Comnena de Epiro. Ela era também uma prima distante dos czares Teodoro Esfendóstlabo e Jorge Terter II.

Desde meados do século XIII, a região de Vidim já era efetivamente independente do monarca búlgaro e foi governada sucessivamente por Jacó Esvetoslau (m. 1276), Sismanes (m. entre 1308 e 1313) e pelo futuro Miguel Asen III. Sismanes e seus filhos receberam o elevado título cortesão de déspota do primo Teodoro Esvetoslau e, quando Jorge Terter II morreu jovem e sem filhos em 1323, o irmão de Ceratza Petritza foi eleito imperador da Bulgária pelos boiardos[1].

Ceratza Petritza era católica (em suas cartas a Keratsa, o papa Bento XII, com quem ela se correspondia, a chama de "a duquesa de Karnona"), mas, em algum ponto de sua vida, converteu-se à Ortodoxia e retirou-se para um convento com o nome monástico de Teofana (em búlgaro: Теофана)[1].

Família[editar | editar código-fonte]

Ceratza Petritza casou-se com o déspota Esracimir de Kran e teve cinco filhos:

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b Павлов, Пламен. Търновските царици. В.Т.: ДАР-РХ, 2006.