Kevin Tod Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kevin Smith
Kevin Tod Smith.JPG
Nome completo Kevin Tod Smith
Nascimento 16 de março de 1963
Auckland
 Nova Zelândia
Morte 15 de fevereiro de 2002 (aos 38 anos)
Pequim
 China
Ocupação Ator
Cônjuge Suzanne Sue (1986 - 2002)
IMDb: (inglês) (português)

Kevin Tod Smith (Auckland, Nova Zelândia, 16 de março de 1963 - Pequim, China, 15 de fevereiro de 2002), foi um ator da Neozelandês), mais conhecido por seu papel como Ares nas séries de TV Xena: Warrior Princess e Hercules: The Legendary Journeys.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nascido em Auckland, onde viveu o início de sua infância, Kevin mudou-se com a família para a pequena cidade rural de Timaru, sul da Nova Zelândia, quando tinha apenas 11 anos. Durante o segundo grau, ele começou a tocar em bandas de rock, e não aspirava à carreira de ator. Ele tinha paixão por rugby, e o seu sonho era jogar pelos All Blacks, o time de rugby de seu país.

Aos 17 anos mudou-se para Cristchurch e teve vários empregos para pagar seu aluguel antes de ir para a faculdade de Cantuária quando completou 20 anos de idade. Ele casou com sua amada de infância, Sue, e caiu no curso de literatura teatral por acidente, quando sofreu uma contusão jogando rugby em 1987. Foi forçado a ficar no banco por aproximadamente três semanas e durante este período, Sue viu uma chamada para o elenco de uma companhia de teatro itinerante com o espetáculo Are You Lonesome Tonight, um musical tributo à Elvis Presley, no qual então Kevin marcou um teste de audição. Ele ganhou o papel de um dos guarda-costas e foi aos ensaios para protagonizar.

Em 2002, Kevin estava checando os sets de um estúdio quando caiu de uma torre. Ele sofreu uma queda de vários metros até uma base de concreto, aparentemente batendo sua cabeça várias vezes. Kevin estava semi-consciente quando foi levado parao hospital local. De lá ele foi transferido para o hospital em Beijing, onde entrou em coma profundo. Robert Bruce disse que o ator estava mostrando sinais de recuperação, mas quatro dias após o acidente seu corpo entrou em choque e ele morreu.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Como ator[editar | editar código-fonte]

Aos 24 anos, Kevin chocou-se com a corte do teatro de Cristchurch para tornar-se um novo jovem protagonista e assim ele passou os três anos seguintes no palco. Enquanto atuava como Staley na produção de Um bonde Chamado Desejo, ele fez um teste para os produtores de uma telenovela de sucesso, e ganhou o papel de cafajeste charmoso Demien Vermeer e mudou-se para Auckland, para atuar no final da temporada. Depois deste papel ele atuou como, o sujeito arquétipo de Kiwi, no quadro do programa de humor Away Laughing.

Smith foi atuar em produções do Mercuy Theater como, Let’s do it Rose, Tattoo, Ladies Night e Lalled Angels, antes de representar outro mau garoto no drama de Martin Bay. Sua participação na série completou duas temporadas e rendeu a ele o prêmio de melhor ator coadjuvante em 1995. Sua amizade com os produtores Sam Raimi e Robert Tapert lhe garantiu o papel de Ares nas séries Xena: Warrior Princess e Hercules: The Legendary Journeys, esses papéis duraram mais de seis anos, transformando Smith um ídolo internacional.[2]

Considerado um dos mais populares e exímios atores da Nova Zelândia, Smith tinha uma impressionante lista de créditos no cinema, teatro e televisão. Ele já tomou parte em hits televisivos, passando de Othelo para Um Bonde Chamado Desejo, Cabaret, Glengary Glen Ross, além de Into the Woods. Sua participação no cinema ainda incluiu o drama Desperate Remedies, o qual ganhou a atenção de vários festivais de cinema Europeu, incluindo Cannes.

Como cantor[editar | editar código-fonte]

Kevin também tocou em bandas do cenário alternativo de sua região, e foi um dos vocalistas do Wild Lapels, uma banda local que inspirou uma devota gama de adeptos no campo das apresentações das piores músicas das década de 1970, tais como Take a Letter, Maria, Tell Laura, I Love Her e Billy, Don't Be a Here, que qualificam o repertório do grupo sobre as letras ruins que não melhoraram com o tempo.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Papéis de destaque[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1987 Gloss
1991 Mon Desir
1991 Away Laughing Various Characters
1992 Shortland Street Jed
1993 Desperate Remedies Lawrence Hayes
1994 Kevin Rampenbacker And The Electric Kettle
1994 Marlin Bay Paul Cosic
1994 Heartland Shorty Carmichael
1995 Hercules: The Legendary Journeys Ares/Iphicles
1995-2001 Xena: Warrior Princess Ares
1996 McLeod's Daughters Rod
1998 Young Hercules Ares
1998 Flatmates
1998 Hercules and Xena - The Animated Movie: The Battle for Mount Olympus Ares
1998 Young Hercules Ares,Pellas
1999 Channelling Baby Geoff
1999 Lawless John Lawless
2000 Lawless: Dead Evidence John Lawless
2000 Jubilee Max Seddon
2001 Meeting Wallace Greenway
2001 Lawless: Beyond Justice John Lawless
2002 Warriors of Virtue: The Return to Tao Dogon
2003 Riverworld Valdemar

Participações menores[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1996 Naked: Stories of Men Ted
1996 City Life Damon South
1996 City Life Damon South
1997 Wildside Lenny Maddox
1998 F/X: The Series Ricky Delacruz
1998 Wildside Lenny Maddox
1999 Wildside Lenny
2000 Guess Who's Coming to Dinner? Ele mesmo

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Kevin Smith. Página visitada em 2008-08-30.
  2. Ares: Em memória de Kevin Tod Smith. Página visitada em 2008-08-30.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]