Califa ibne Caiate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Khalifa ibn Khayyat)
Ir para: navegação, pesquisa
Califa ibne Caiate
Data de nascimento ca. 777
Local de nascimento Baçorá (atualmente  Iraque)
Data de morte ca. 854 (77 anos)

Abu Amir Califa ibne Caiate/Alfaiate al-Laite al-Usfuri[a] (Abū 'Amr Khalifa ibn Khayyat al Laythī al 'Usfurī, lit. "Abu Amir Califa, filho Caiate/Alfaiate al-Laite al-Usfuri; ca. 777ca. 854) foi um historiador árabe. Sua família era oriunda de nativos de Baçorá, no Iraque. Seu avô foi um notável muhaddith ou tradicionalista, e Califa tornou-se renomado por isso. Alguns dos grandes académicos islâmicos, como al-Bukhari e Ahmad ibn Hanbal, foram seus discípulos.

É conhecido por suas últimos quatro obras, duas das quais chegaram aos nosso dias: Tabaqat (biografias) e Tarikh (história). Esta última é considerada muito valiosa por ser uma das três mais histórias árabes mais antigas, mas o seu texto completo só foi conhecido em 1966, quando foi descoberto em Rebate (Marrocos) uma cópia do século XI, a qual foi publicada em 1967.

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Pelas inúmeras entradas presentes no Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa de Adalberto Alves nota-se que vale como regra a remoção do kh inicial dos antropônimos/topônimos e sua substituição por "c", como no caso de Cadija,[1] bem como o acréscimo da letra "e" no final das palavras. No caso específico de "Caiate", quando antecedido pelo artigo definido "al-" (o/a) é possível a remoção do "c" e a realização duma aglutinação com a qual cria-se o termo lusófono de origem árabe "Alfaiate", aplicável não somente ao profissional que trabalha com a confecção de roupas, mas também a uma ave.[2]

Referências

  1. Alves 2014, p. 343
  2. Alves 2014, p. 143

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Alves, Adalberto (2014). Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa (Lisboa: Leya). ISBN 9722721798. 
  • J. Schacht (1969), "The Kitab al-Tarih of Khalifa bin Hayyat", Arabica, 16, 79-81. Schacht found the manuscript, and in the article reviews its publication by one of his former students.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.