Khardung La

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Khardung La
Passo de Khardung • Khardong La • Khardzong La
Altitude 5 359 m
País  Índia
Cordilheira Himalaias
Localização Ladaque
Estado Jammu e Caxemira
Distrito Leh
Coordenadas 34° 16' 42" N 77° 36' 15" E
Khardung La está localizado em: Jammu e Caxemira
Khardung La
Localização de Baralacha La em Jammu e Caxemira

Khardung La, Khardong La, Khardzong La ou passo de Khardung é um passo de montanha no Ladaque, estado do Jammu e Caxemira, noroeste da Índia. Situa-se na cordilheira do Ladaque, a qual faz parte dos Himalaias ocidentais, 40 km a norte de Leh. Segundo as placas de estrada, a sua altitude é 5 602 m, o que alegadamente faz dele o passo de montanha mais alto do mundo em estradas transitáveis por veículos motorizados. No entanto, os dados obtidos por GPS, ASTER e outros apontam para 5 359 metros de altitude.[1]

O passo liga os vales do Shyok e do Nubra a Leh. A estrada Leh-Nubra foi construída pelos militares em 1976 e foi aberta ao público em 1988. É mantida pela Border Roads Organisation, um departamento do exército indiano. O passo tem um elevado valor estratégico para a Índia, pois é crucial para o abastecimento das tropas que defendem os vales de Shyok e de Nubra, disputados pelo Paquistão e pela China. O vale de Nubra é limitado a norte pelo glaciar de Siachen, onde são muito frequentes a ocorrência de escaramuças e bombardeamentos de artilharia entre a Índia e o Paquistão e que é abastecido atráves da estrada de Khardung.

No passado, antes do fecho das fronteiras, o passo fazia parte de uma importante rota comercial de caravanas que ia de Leh até Kashgar, na Ásia Central. Cerca de 10 000 cavalos e camelos faziam essa rota todos os anos e atualmente ainda há uma pequena população de camelos-bactrianos que vivem junto a Hunder, a norte do passo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi feita uma tentativa de abastecimento de material de guerra à China através desta rota.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Khardung La