Kim Gordon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Kim Gordon
Kim Gordon em 2012
Informação geral
Nome completo Kim Althea Gordon
Nascimento 28 de abril de 1953 (64 anos)
Local de nascimento Rochester, NY
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo, noise rock, rock experimental, no wave
Instrumento(s) Vocal, guitarra, baixo.
Modelos de instrumentos Gibson Thunderbird
Fender Jazzmaster
Gibson EB-3
Rickenbacker
Período em atividade 1981–presente
Gravadora(s) Geffen Records, Sonic Youth Recordings
Afiliação(ões) Sonic Youth, Ciccone Youth, Mirror/Dash, Free Kitten, Harry Crews, CKM, Anixious Rats
Página oficial www.sonicyouth.com

Kim Althea Gordon (nascida em 28 de abril de 1953) é uma artista em varias áreas incluindo música, pintura e moda. Gordon, que começou a carreira como uma artista visual, alcançou a fama por sua função de baixista, guitarrista e vocalista da banda de rock alternativo Sonic Youth, que ela formou ao lado de Thurston Moore em 1981. Gordon também formou o projeto musical Free Kitten, com Julia Cafritiz (da banda Pussy Galore), na década de 1990, e estreou como produtora no primeiro álbum do Hole, Pretty on the Inside (1991). Gordon fundou a linha de roupas X-Girl em 1993, e continuou com o Sonic Youth até 2011. Em 2013, formou a banda Body/Head.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Gordon viveu grande parte da sua vida em Los Angeles. Seu pai, Wayne Gordon, era professor de sociologia, e sua mãe era uma dona de casa e costureira. Gordon estudou em uma escola que pertencia a UCLA. Após o ensino médio, ela estudou no Otis Art Institute, em Los Angeles, e também na Universidade York em Toronto, Canadá, onde criou sua primeira banda.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sonic Youth

Após se formar no ensino médio, ela se mudou para Nova York, onde tocou na banda CMK com Christine Hahn e Stanton Miranda. Através de Miranda, Gordon conheceu Lee Ranaldo e Thurston Moore. Quando ela começou a namorar Thurston, os três formaram o Sonic Youth em 1981.

Em 1989, Gordon, Sadie May e Lydia Lunch formaram Harry Crews e lançaram o álbum Naked, lançado em 1991. Ela também dirigiu o vídeo para a música Cannonball, da banda The Breeders.

Em 1991, após receber uma carta de Courtney Love, Kim produziu Pretty on the Inside, o primeiro álbum do Hole.

A banda Free Kitten, uma colaboração com Julie Cafritz, lançou três álbuns pela gravadora Kill Rock Stars. O quarto álbum e mais recente banda foi lançado pela gravadora de Thurston Moore, Ecstastic Peace.

Carreira artística[editar | editar código-fonte]

Gordon também é um artista visual e curadora estabelecida. Seu trabalho tem sido exibido em todos os EUA, Japão e Europa. Ela se formou na Faculdade Otis of Art & Design, em Los Angeles.

No início de 1980, Gordon escreveu para Artforum e trabalhou para várias galerias de arte Soho. Ela foi curadora de uma exposição na galeria White Columns em 1982, em que Mike Kelley e Tony Oursler estavam entre os participantes. Dan Graham a convidou para participar de uma apresentação de uma banda de rock feminina, que marcou o início de sua primeira banda CKM.

Em 1996, Gordon participou de uma exposição chamada Baby Generation, em Tóquio.

Como atriz[editar | editar código-fonte]

Gordon também já trabalhou como atriz. Ela apareceu em Last Days, uma biografia fictícia sobre um de seus amigos, Kurt Cobain. Ela também fez uma pequena participação em Boarding Gate, de 2007.

Na sexta temporada de Gilmore Girls, Gordon fez uma participação especial junto com seu marido e a filha, Coco, e tocou a música "What a Waste".

Gordon e os outros membros do Sonic Youth também apareceram em Gossip Girl, onde tocaram uma versão acúsica da música "Starpower".

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Gordon e Thurston Moore namoravam desde 1981 e casaram-se em 1984. A filha do casal, Coco Hayley Gordon Moore, nasceu em 1 de julho de 1994. Em outubro de 2011, Gordon e Moore anunciaram estar separados, após 30 anos juntos. Em 2013, Gordon explicou que a decisão foi feita após descobrir que Moore estava tendo um caso extraconjugal. Atualmente, Gordon reside em Massachusetts, onde viveu durante grande parte do seu casamento.Sua filha, Coco, estudou no School of the Art Institute of Chicago.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Sonic Youth[editar | editar código-fonte]

Free Kitten[editar | editar código-fonte]

  • Unboxed (1994)
  • Nice Ass (1995)
  • Sentimental Education (1997)
  • Inherit (2009)

Body/Head[editar | editar código-fonte]

  • Coming Apart (2013)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.