Kirby's Dream Land 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kirby's Dream Land 3
Kirby_dream_land_3.jpg
Capa do jogo
Desenvolvedora(s) HAL Laboratory
Publicadora(s) Nintendo
Designer(s) Shigeru Hashiguchi
Série Kirby
Plataforma(s) SNES, Virtual Console
Lançamento SNES
  • JP 27 de Março, 1998
  • AN 27 de Novembro, 1997
  • PAL 27 de Novembro, 1997
Virtual Console
    • JP 28 de Abril, 2009
    • AN 5 de Janeiro, 2009
    • PAL 24 de Julho, 2009
    Gênero(s) Plataforma, Ação
    Modos de jogo Single Player, Multiplayer

    Kirby's Dream Land 3, conhecido no Japão como Kirby of the Stars 3 (星のカービィ3 Hoshi no Kābī Surī?), é o quinto jogo eletrônico de plataforma de Video game da série Kirby. Especificamente, é o terceiro jogo de Kirby's Dream Land. Kirby's Dream Land 3 é também o último jogo lançado pela Nintendo para o Super Nintendo Entertainment System (fora do Japão), mas não é o jogo final a ser lançado nos Estados Unidos.

    Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

    A jogabilidade de Kirby's Dream Land 3 é semelhante aos outros jogos, assim como as habilidade de Kirby. Kirby pode abaixar, pular, derrapar pelo chão, correr, voar (ao se inflar como um balão) assim como realizar seu movimento assinatura: sugar os inimigos. Kirby ao sugar os inimigos pode cuspi-los de volta como projéteis ou engoli-los. Normalmente, engolir não surtiria nenhum efeito, mas alguns inimigos específicos, ao serem absorvidos, darão seus poderes ao Kirby. A nova habilidade irá substituir a antiga habilidade de sugar com um ataque especial que varia de acordo com o inimigo engolido. Por exemplo, engolir a vassoura de uma bruxa irá permitir que Kirby a use.

    Aliados[editar | editar código-fonte]

    Durante qualquer momento do jogo, Kirby pode invocar um tipo de gosma azul, chamado Gooey vista primeiramente em Kirby's Dream Land 2. Invocar a criatura irá custar a Kirby dois pontos de vida, que podem ser recuperados caso ele engula a gosma e a absorva, como faria com outros inimigos. Quando controlada pelo computador, a gosma irá copiar os movimentos realizados por Kirby, ajudando-o em sua aventura. A gosma possui as mesmas habilidades básicas de Kirby (pular, corre, voar, sugar) podendo até mesmo adquirir poderes especiais de inimigos por um certo período de tempo. A gosma pode ser também controlada por um segundo jogador.

    Em adição à gosma azul, Kirby possui outros seis animais aliados, dos quais três já haviam sido introduzidos no jogo anterior. Essa mecânica permite que Kirby ganhe novas habilidades baseadas no aliado, assim como altera seus ataques especiais de maneira a trabalhar em equipe com o aliado.

    Recepção[editar | editar código-fonte]

    Kirby's Dream Land 3 teve recepção mista a positiva tanto da crítica quanto dos fãs. GameRankings deu à versão SNES uma pontuação agregada de 66,25% com base em quatro análises.[1] IGN deu a Dream Land 3 uma análise bastante positiva do Virtual Console relançamento, "Não é Super Star. Mas depois de superar isso, você pode apreciar Dream Land 3 pelo que ele é - uma sequência direta e numerada - até a série que começou no Game Boy."[2] Nintendo Life inicialmente deu ao jogo uma nota 6 de 10, criticando a falta de dificuldade, mas elogiando os gráficos estilizados.[3] No entanto, um revisor diferente do mesmo site deu ao relançamento do Virtual Console uma nota 7 de 10, chamando Dream Land 3 uma "experiência de jogo adorável" e uma "sequência digna."[4] IGN classificou o jogo em 62º lugar em seu "Top 100 SNES Games of All Time".[5]

    Ver também[editar | editar código-fonte]

    Referências

    1. «Kirby's Dream Land 3 Review Score». GameRankings. Consultado em 21 de Janeiro de 2021. Arquivado do original em 9 de dezembro de 2019 
    2. Thomas, Lucas (5 de Janeiro de 2009). «Kirby's Dream Land 3 Review». IGN 
    3. van Duyn, Marcel (6 de Janeiro de 2009). «Review: Kirby's Dream Land 3». Consultado em 2 de Junho de 2016 
    4. Kelly, Stephen (27 de maio de 2013). «Review: Kirby's Dream Land 3». Consultado em 21 de junho de 2016 
    5. «Os 100 melhores jogos SNES de todos os tempos - IGN.com» (em inglês). Consultado em 1 de julho de 2022 

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.