Kitayama Bunka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Kitayama Bunka (北山文化, , Cultura Kitayama?) um estilo cultural tradicional japonês da época do Shogun Ashikaga Yoshimitsu (1358-1408) centrada no Palácio Kitayama em Kyoto[1].

Este período se caracterizou pela fusão das Cortes do Norte e do Sul e pela retomada das relações com a China dos Ming provocando um afluxo de tecnologias, culturas e filosofias chinesas que contribuíram para a elaboração da nova cultura no Período Muromachi desencadeando intensamente as atividades culturais: literatura dos gozans, pintura a tinta (Sumi-ê e suiboku), do teatro (Teatro Nō), da Cerimônia do Chá (chanoyu), e na confecção das cerâmicas japonesas[1].

Kitayama Bunka é frequentemente comparada com Higashiyama Bunka (cultura Higashiyama) do início do período Muromachi. Neste sentido, a arquitectura do pavilhão Kinkaku-ji, representativa da cultura Kitayama, é comparada com Ginkaku-ji, representante da cultura Higashiyama. [2]

Referências

  1. a b Louis Frederic, Alvaro David Hwang O Japão Dicionário e Civilização Editora Globo Livros pag 666 ISBN 9788525046161
  2. Yasuhiko Murai, tr. Alfred Birnbaum, "A Brief History of Tea in Japan." Chapter One in CHANOYU: The Urasenke Tradition of Tea. Weatherhill, 1988.
Ícone de esboço Este artigo sobre a cultura japonesa (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.