Kohana Framework

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Kohana é um framework para aplicações web de código aberto, escrito em PHP 5 que adota o padrão MVC. Tem por objetivo ser seguro, leve e fácil de aprender e usar. Ele suporta apenas a versão 5 ou superior do PHP, a fim de fazer pleno uso das melhorias da orientação a objetos dessa versão.

História[editar | editar código-fonte]

Kohana foi originalmente criado como um fork do framework PHP CodeIgniter sob o nome de Blue Flame. A principal razão do fork, foi criar um framework desenvolvido pela comunidade, por muitos usuários ficarem frustrados com o CodeIgniter pela falta de correções de bugs e inserção de novas funcionalidades solicitadas pela comunidade. Em julho de 2007, o Blue Flame foi renomeado para Kohana, para evitar possíveis problemas de marca registrada. O nome Kohana foi escolhido, quando os desenvolvedores começaram a olhar em dicionários de nativos americanos para encontrar palavras que tivessem pouca possibilidade de conflitos com direitos autorais. Kohana é uma palavra dos Sioux para 'rápido'. Também é a palavra japonesa para 'pequena flor', ucraniano e polonês para a palavra 'amado' (só do sexo feminino) e o nome de uma famosa baleia assassina (Kohana) - nenhum dos quais possui relação ao significado original pretendido.

Enquanto a versão inicial do Kohana, foi essencialmente uma versão melhorada do CodeIgniter, no final de 2007, a equipe do Kohana tinha liberado a versão 2.0, que foi completamente reescrita do zero. A nova versão 2.0 foi estritamente escrita em PHP5 e formou a base para todas as outras versões desde então.

Diferenças entre o Kohana e o CodeIgniter[editar | editar código-fonte]

  • Estritamente escrito no modelo de POO do PHP5. Oferece muitos benefícios: proteção da visibilidade, carregamento automático de classes, sobrecarga, interfaces, abstração e singletons.
  • Kohana aderiu à iniciativa GoPHP5. Todos os lançamentos, desde a versão 2.2, estão de acordo com este projeto.
  • Continuou com o design pattern do CodeIgniter. Qualquer um que tenha usado o CodeIgniter, vai rapidamente compreender a estrutura do Kohana e seus padrões de projeto.
  • Comunitário, não desenvolvido por uma empresa. Kohana é desenvolvido pelas discussões, idéias e código da comunidade. Os desenvolvedores do Kohana estão espalhados através do globo, cada com suas habilidades. Isso permite um ciclo de desenvolvimento mais rápido e flexível, fa\endo com que a correção de bugs e a implementação de novas funcionalidades ocorra em menos tempo.
  • Não limita o acesso a variáveis globais (GET, POST, COOKIE, e SESSION) como o CodeIgniter, mas oferece os mesmos filtros e proteção contra XSS.
  • Recursos em cascata, módulos e herança. Controllers, models, libraries, helpers e views, podem ser carregadas em qualquer lugar (nas pastas system, application ou modules). As opções de configuração são feitas através de herança e podem ser dinamicamente sobreescritas pela aplicação.
  • Não há conflitos de namespace. Sufixos de classe como _Controller, são utilizadas para evitar conflitos de namespace. Isso permite que um controller Usuário e um model Usuário possam ser carregados ao mesmo tempo.
  • Um real auto-carregamento de classes. Isso inclui as libraries, controllers, models, e helpers. Não há um pré-carregamento, mas sim um carregamento dinâmico das classes.
  • Helpers são classes estáticas, não funções. Por exemplo, em vez de usar form_open(), usa-se form::open().