Koji Takamatsu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Koji Takamatsu
Informações gerais
Kanji 高松 麹
Origem Kakogawa - Hyōgo - Japão
Data de nascimento 21 de dezembro de 1930 (86 anos)
Cônjuge Harue Takamatsu
Currículo marcial
Estilo principal (Wado-ryu)
Grau alcançado 9º dan em Karate Wado-ryu;
8º dan em Shindo Youshinryu Kempo;
2º dan em Judô;

Koji Takamatsu (高松 麹, Takamatsu Kōji?) é um mestre de Caratê, do estilo Wado-ryu, que foi um dos pioneiros na introdução dessa arte marcial no Brasil, quando chegou em 1956. Nasceu em 1930 na província de Hyogo, Japão. Reside em São Paulo, onde mantém um dojô.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu na cidade de Kakogawa, da província japonesa de Hyōgo, em 21 de Dezembro de 1930. Teve contato com artes marciais na juventude, quando iniciou seu treinamento diretamente com o mestre Hironori Otsuka, criador do estilo Wado-ryu de Caratê. Graduou-se em agronomia pela Universidade de Tóquio, em 1953. E, em Fevereiro de 1956, chegou ao Brasil, onde logo começou a divulgar sua arte marcial.[3] Possui o 9° dan de Caratê, além dos 8° dan em Shindo yoshin-ryu Kempo e 2° em Judô.

Tornou-se importante figura, pelo que é membro da comissão da Diretoria Técnica da entidade que coordena o estilo Wado-ryu mundialmente, sendo o Presidente das divisões para a América Latina e Brasil.[4]

Referências

  1. «DCTKD • Karate in Brazil: An Overview» (em inglês). Consultado em 26.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Koji Takamatsu | Wadô-Ryu Karatê-dô». Consultado em 26.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Wadô-Ryu Karatê-Do Renmei do Brasil». Consultado em 26.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Academia Budo-Kan de Karate Oficial». Consultado em 26.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Karate icon.svg Este artigo sobre um(a) carateca, integrado ao Projeto Artes Marciais, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.