Kong Linghui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este é um nome chinês; o nome de família é Kong (孔).
Kong Linghui
Informações pessoais
Nascimento 18 de outubro de 1975 (44 anos)
Heilongjiang, China
Nacionalidade China chinesa
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro 1996 Atlanta Duplas
Ouro 2000 Sydney Individual
Prata 2000 Atlanta Duplas

Kong Linghui (chinês simplificado: 孔令辉) (Heilongjiang, 18 de outubro de 1975) é um ex-mesa-tenista campeão mundial e olímpico.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Durante os anos de 1989 a 1993, os jogadores europeus (principalmente os suecos) quebraram a hegemonia chinesa no esporte. Os suecos conseguiram no período três títulos mundiais por equipes e dois individuais. Os chineses viram que o estilo caneta com borracha de pino curto não funcionava mais.[2]

Com isto, os chineses passaram a criar jogadores de estilo clássico com borrachas lisas, assim como os europeus. Entretanto só começaram a ser eficientes no estilo europeu com a vinda de Kong Linghui. Em 1995, Kong participa de seu primeiro mundial junto com seu companheiro Liu Guoliang. Kong surpreende a todos ao ganhar o título mundial diante de Liu. Na competição por equipes, os chineses recuperam a hegemonia chinesa perdida nos três mundiais anteriores.

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), não consegue um bom resultado individual, mas ganha a medalha de ouro nas duplas em parceria com Liu Guoliang.

Em 1997, a equipe chinesa consegue ser campeã mundial, e uma das poucas derrotas foi no confronto com a Suécia em que Kong perdeu para Waldner por 2x0. Na competição individual, Kong Linghui perde Vladimir Samsonov nas semifinais por 3x1, ficando em terceiro. Nas duplas, Kong e Liu repetem o feito de Atlanta, conseguindo dessa vez o título mundial ao derrotar os suecos Jörgen Persson e Jan-Ove Waldner por 3x2.

Em 1999, no individual é derrotado pelo sueco Jan-Ove Waldner por 3x2 nas quartas de finais do campeonato mundial e nas duplas conquista o segundo título seguido junto com seu parceiro Liu Guoliang.

Em 2000, no mundial por equipes (que foi o primeiro mundial que se separou a competição por equipes das competições individuais e de duplas), Kong perde um jogo de Jörgen Persson, mas ganha de Jan-Ove Waldner. Entretanto, isso não é suficiente. A equipe chinesa perde novamente para a equipe sueca na final. Ainda nesse ano, consegue ser medalhista de ouro na competição individual dos Jogos Olímpicos de Sydney. Porém Kong e Liu não conseguem repetir o feito nas duplas, sendo surpreendidos na final pela dupla Wang Liqin e Yan Sen.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ITTF Database. KONG Linghui (CHN)
  2. FELLKE, Jens. J-O Waldner: When the Feeling Decides. Editora Sport Förlaget (ISBN 91-88541-98-3)
Table tennis pictogram.svg Este artigo sobre um(a) mesa-tenista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.