Konstantin Feoktistov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Konstantin Feoktistov
Konstantin Feoktistov
Nascimento 7 de fevereiro de 1926
Voronezh, URSS
Morte 21 de novembro de 2009 (83 anos)
Moscou, Rússia[1]
Nacionalidade União das Repúblicas Socialistas Soviéticas soviético
Carreira espacial
Cosmonauta da URSS
Tempo no espaço 1d 00h 17m[1]
Seleção 1964[1]
Missões Voskhod 1
Aposentadoria 28/10/1987[1]

Konstantin Petrovich Feoktistov (em russo: Константин Петрович Феоктистов) (Voronezh, 7 de fevereiro de 192621 de novembro de 2009) foi um cosmonauta soviético e engenheiro aeroespacial. Foi ao espaço como um dos tripulantes da nave Voskhod 1, em 1964.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Feoktistov lutou no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, escapando de morrer quando, após ser capturado pela Wehrmacht, foi submetido a um pelotão de fuzilamento com outros soldados russos, mas a bala que lhe foi destinada apenas roçou sua garganta, lhe permitindo escapar por entre a pilha de corpos de prisioneiros executados ao anoitecer e voltar para as linhas soviéticas.

Após a guerra, formado em engenharia e com doutorado em física, em 1955 ele se juntou à equipe que construiria as sondas e naves espaciais Sputnik, Vostok, Voskhod e Soyuz, sob a liderança do engenheiro-chefe do programa espacial soviético, Sergei Korolev. Nesse período, ele também trabalhou nos estudos da construção de uma nave impulsionada por ion, capaz de levar uma tripulação humana a Marte.

Programa espacial[editar | editar código-fonte]

Em 1964, Feoktistov foi selecionado como parte de um grupo de engenheiros indicados para o treinamento de cosmonautas, e veio a integrar a tripulação multi-disciplinar da Voskhod 1, indo ao espaço em 13 de outubro de 1964, junto com o piloto Vladimir Komarov e o médico Boris Yegorov, a primeira missão soviética com mais de um tripulante numa nave espacial. Seu treinamento e aproveitamento para futuras missões espaciais se viu interrompido, entretanto, por razões médicas.

Depois de seu voo foi condecorado como Herói da União Soviética. Continuou a trabalhar como engenheiro espacial e mais tarde tornou-se o chefe do organismo soviético de design espacial que construiu as estações orbitais Salyut e Mir, nas décadas de 1970 e de 1980.

Konstantin foi o primeiro não militar no espaço.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d «Cosmonaut Biography: Konstantin Feoktistov». Consultado em 5 de junho de 2020 
  2. «Rides». 9 de outubro de 2021. Consultado em 9 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]