Kontakion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Kontakion ou kondakion (em grego: κοντάκιον; transl.: kontákion; em antigo eslavo eclesiástico: кондакъ; transl.: kondakŭ) é um hino sacro conhecido como hino temático nas liturgias da Igreja Ortodoxa e em outras práticas do rito bizantino, como na Igreja Católica Oriental. Sua estrutura é composta da estrofe inicial, o proêmio, e das demais estrofes, chamadas tropários. O primeiro tropário, o hirmo, é o modelo das estrofes que se seguem. Cada tropário tem, ainda, um estribilho no final, chamado ephymnion.

Foi notado que a métrica do kontakion não tem relação nenhuma com a da poesia clássica sendo caracteristicamente apenas tônica e silábica. [1] Alguns compositores antigos se destacaram pela composição de kontakia, como São Romano, o Melodioso, e Anastásio, o Poeta.[quem?]

Referências

  1. ZINCONE, S. "Romano o Melodioso". Dicionário Patrístico e Antigüidades Cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 1233.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o cristianismo ortodoxo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.