Kosara da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kosara da Bulgária
Imperatriz-consorte búlgara
Governo
Reinado ca. 970 — ?
Consorte Samuel da Bulgária
Dinastia Cometopuli (matr.)
Vida
Nome completo Косара
Dirráquio
Floruit 970
Filhos Teodora Kosara
Miroslava
Gabriel Radomir
Pai João Crisélio

Kosara ou Cossara (em búlgaro: Косара)[1] foi uma imperatriz-consorte búlgara, esposa do tsar Samuel da Bulgária, com quem se casou por volta de 970.

História[editar | editar código-fonte]

Ela era filha de João Crisélio de Dirráquio e, por conta de seu nome e sua religião, é provável que tivesse sua origem entre os paulicianos armênios[2] .

Família[editar | editar código-fonte]

Samuel e Kosara tiveram muitos filhos, muitos dos quais desconhecidos. Dentre eles:


Referências

  1. "Samuel avait épousé la fille de Chrysélios de Dyrrachium...Cossara, fille de Chrysélios, est ..." In: (fr) Adontz, Nicholas. Études Arméno-Byzantines. Samuel l'Arménien roi des Bulgares. Livraria Bertrand. Lisbonne, 1965, p. 396.
  2. Crisélio veio de Melissa (ou Melitta), no Thema de Coloneia, atual Melet (Hamidie), a alguns quilômetros de Koyli-Hissar, Turquia e uma das regiões ocupadas pelos paulicianos. As fontes árabes chamam os melissenos de "isäba' al dhahab", que é o equivalente a chrysocheir (Rosen, Basile Bulgaroctone, p. 240). Crisélio, por sua vez, significa "no sol de ouro", o que, por si, não tem sentido, mas, utilizando a língua armênia, seria um homem "de vida dourada", ou seja, "feliz". Além disso, Cossara, a filha de Crisélio, era provavelmente herética dado que "o pecado de Samuel era a heresia dos novacianos e dos armênios". Isso significa que acreditava-se na época que o casal pertencia à comunidade dos paulicianos ou bogomilos, a heresia búlgara mais importante da época. Para maiores detalhes, veja Adontz, Nicholas. Études Arméno-Byzantines. Samuel l'Arménien roi des Bulgares. Livraria Bertrand. Lisbonne, 1965, Pp. 347-407 (395, 396)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]