Kohei Tanaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kouhei Tanaka)

Kohei Tanaka (田中 公平 Tanaka Kōhei?) é um compositor japonês, responsável pela composição de numerosas peças musicais para famosas séries de anime. Tanaka nasceu em Osaka, na Prefeitura de Osaka, no dia 14 de fevereiro de 1954.

Ele já criou obras musicais para uma grande diversidade de formatos, que vão desde CDs de áudio até trilhas sonoras para jogos japoneses.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tanaka estudou na Universidade Nacional de Belas-Artes e Música de Tóquio (no departamento de composição e faculdades musicais), recebendo lições de Tomojirō Ikenouchi e de outros professores. Tanaka trabalhou por três anos na Victor Music Industries após se formar. Ele prestou ao Colégio de Música de Berklee por dois anos após deixar a Victor. Ao retornar ao Japão, Tanaka deu início às suas atividades como compositor.

Embora ele tenha começado a tocar em um hotel, ele recebeu um pedido para que compusesse uma música inserida de Arcadia Of My Youth: Endless Orbit SSX, um anime de 1982. Esse foi o seu primeiro trabalho como compositor. Depois, ele começou a lidar com outras composições com canções inseridas na série Super Sentai e compôs, pela primeira vez, as músicas de fundo para um anime, em 1985 com Konpora Kid (コンポラキッド Konpora Kiddo?).

O seu trabalho mais notável foi em Gunbuster, que tornou seu nome e talento muito famosos entre os fãs de anime e é reconhecido como um de seus trabalhos mais importantes. Ele também se encarregou de compor para Diebuster, série que sequenciou Gunbuster, e mostrou um arranjo peculiar ao seu próprio trabalho de 17 anos atrás.

Suas composições são especialmente conhecidas pelo uso dos instrumentos de cordas. Outros trabalhos frequentemente considerados como seus mais importantes são The King Of Braves GaoGaiGar (1997) e GaoGaiGar Final (OVA, 2000).

Voz[editar | editar código-fonte]

Tanaka respeita Ennio Morricone, ocasionalmente apresentando-se como "Ennio Morricone Jr." ao cantar. Ele não apenas é um compositor como também um cantor de quatro oitavas de voz para cima e para baixo. Ele ocasionalmente participa de suas próprias composições em coros.

Tanaka dublou algumas partes de Gunbuster e Diebuster.

Música para anime[editar | editar código-fonte]

Kohei Tanaka trabalhou nas seguintes séries de anime:

Música para jogos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]