Krai de Stavropol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ставропо́льский край
Krai de Stavropol
Flag of Stavropol Krai.svg Coat of arms of Stavropol Krai.svg
Bandeira brasão
Map of Russia - Stavropol Krai (2008-03).svg
Língua oficial Russo
Capital Stavropol
Área: 66 500 km²
População: 2 735 139 hab.
Densidade populacional: 41,4 hab./km²

O Krai de Stavropol (em russo: Ставропо́льский край, tr. Stavropólski krai; IPA: [stəvrɐˈpolʲskʲɪj kraj])) é uma divisão federal da Federação da Rússia. Foi criado em 12 de janeiro de 1943. Geograficamente situado na região da Ciscaucásia, no sul da Rússia, é administrativamente parte do Distrito Federal do Cáucaso do Norte. A população do krai era de 2 786 281 habitantes, de acordo com o censo populacional de 2010.

A cidade de Stavropol é a capital e maior cidade do krai, e Piatigorsk é o centro administrativo do Distrito Federal do Cáucaso do Norte.

O krai de Stavropol faz fronteira a oeste com o krai de Crasnodar, a noroeste com o oblast de Rostov, a norte com a Calmúquia, a leste com o Daguestão, e a sul com a Chechénia, Inguchétia, Ossétia do Norte-Alânia, Cabárdia-Balcária e Carachai-Circássia.

É uma das divisões federais mais etnicamente diversificadas, com trinta-e-três grupos étnicos diferentes com mais de {fmtn|{2000|indivíduos}} cada.

A parte ocidental do krai é considerada parte da região histórica de Kuban, território tradicional dos cossacos de Kuban, e mais de metade da população do krai habita na bacia hidrográfica do rio Kuban.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Krai de Stavropol
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.