Kristen Stewart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kristen Stewart
Stewart em 2012, na premiere de Breaking Dawn Part 2, em Londres.
Nome completo Kristen Jaymes Stewart
Outros nomes K-Stew, Kris, Stew, Diva, Kiki
Nascimento 9 de abril de 1990 (26 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Ocupação atriz
Atividade 1999–atualmente
Assinatura Kristen Stewart signature.svg
César
Melhor Atriz Secundária
2015 – Clouds of Sils Maria
Prémios BAFTA
2009 – Rising Star Award

Kristen Jaymes Stewart (Los Angeles, 9 de abril de 1990) é uma atriz estadunidense que ficou conhecida por interpretar a protagonista Isabella Swan/Cullen nos filmes da Saga Crepúsculo, baseados na série literária homônima da autora Stephenie Meyer. Em 2015 ganhou um dos principais prêmios do cinema, pelo filme Clouds of Sils Maria, o César de melhor atriz secundária, na França. A atriz já havia ganho um BAFTA, prêmio mais importante do Cinema Britânico, com apenas 18 anos. [1] [2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Filha do produtor de televisão John Stewart e da diretora Jules Mann-Stewart, de K-11, Stewart tem um irmão biológico Cameron Stewart e dois adotivos, Dana Stewart e Taylor Stewart. Stewart deu início à sua carreira em 1999, ao fazer uma ponta como figurante para televisão em The Thirteenth Year, da Disney. Em 2002 substituiu a atriz Hayden Panettiere no elenco do filme O Quarto do Pânico, como filha da personagem principal (interpretada por Jodie Foster). Contracenou em 2003 com a atriz americana Sharon Stone no filme Garganta do Diabo. Também fez o filme In the Land of Women (2006) ao lado de Adam Brody e apareceu brevemente em Jumper, ao lado de Diane Lane e Hayden Christensen. No ano de 2007, contracenou em Na Natureza Selvagem, filme baseado no livro homônimo do jornalista Jon Krakauer. Em 2008, foi lançada a adaptação cinematográfica de Twilight, best-seller de Stephenie Meyer, em que interpreta a personagem principal Isabella Swan e onde ficou conhecida.

O filme Crepúsculo estreou dia 19 de dezembro de 2008, já conhecido pelo sucesso do livro homônimo lançado anteriormente (2005). Atuou no filme junto com o ator britânico Robert Pattinson.

Em 2009 foi lançado o filme da continuação do best-seller Twilight, o segundo livro New Moon, com a participação de vários outros novos atores e atrizes (como Dakota Fanning interpretando Jane e Michael Sheen interpretando o antagonista Aro Volturi) e no aparecimento aprofundado da matilha de lobos ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Neste mesmo ano, estreia o filme Adventureland (br: Férias Frustradas de Verão), cujo foi gravado em 2007 e a atriz contracenou junto com Jesse Eisenberg e Ryan Reynolds.

Stewart no Festival de Cannes 2014

Stewart continuou atuando como Isabella Swan também na adaptação do terceiro livro da série, Eclipse, que estreou no cinema no dia 30 de junho de 2010.[3] Ainda neste ano, a atriz interpretou o papel da roqueira Joan Jett no filme The Runaways, cinebiografia da banda homônima.

Em 2011, começou a gravar o quarto filme da franquia "Twilight", intitulado Amanhecer, que foi dividido em duas partes e com cenas gravadas no Rio de Janeiro, Brasil. Em 8 de Julho do mesmo ano, é estreado no Brasil o filme Welcome to the Rileys (br: Corações Perdidos), em que interpreta Mallory, uma adolescente órfã que ganha a vida se prostituindo e fazendo shows de strip-tease. Em 18 de Novembro estreia o penúltimo filme da Saga Crepúsculo: A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1.

Em 2012 contracenou ao lado de Charlize Theron e Chris Hemsworth no filme Snow White and the Huntsman (br: Branca de Neve e o Caçador), no papel de Branca de Neve, cujo lançamento foi em 30 de Maio. No dia 13 de julho, é estreado o filme On The Road, dirigido por Walter Salles e uma adaptação cinematográfica da obra homônima do escritor Jack Kerouac. Stewart novamente aparece atuando como Isabella Cullen em A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2.

Kristen durante a 40º Cerimônia do César Award em 2015, em Paris, na França.

Em dezembro de 2013, após o fim do seu contrato com a marca Balenciaga, marcado também pelo fim da parceria de Nicolas Ghesquière com a marca, Stewart foi oficialmente anunciada como nova garota propaganda da Chanel.[4]

No início de 2014, Stewart fez sua estreia como diretora, co-dirigindo um clipe musical da banda country Sage + The Saints. A pré-produção foi feita inicialmente sob sigilo, apenas surgindo rumores de que Stewart dirigiria um clipe musical em Nashville. Dia 14 de fevereiro, saíram as primeiras imagens dos sets de filmagem do clipe "Take Me to The South", filmado em Nashville e produzido pela SLS Films. A estreia oficial aconteceu no dia 28 de maio.

A criadora e a distribuidora da série Crepúsculo, anunciaram o retorno da saga com cinco curtas dirigidos por diretoras aspirantes no Facebook. A ideia consiste em uma pequena competição para "descobrir novos talentos" e incentivar a participação das mulheres no ramo cinematográfico. Os curtas serão spin-offs inspirados em histórias paralelas aos dos personagens principais da série e não terão qualquer participação do elenco original. Têm como juradas e mentoras Kristen Stewart, Stephenie Meyer, Kate Winslet, Octavia Spencer, Catherine Hardwicke, entre outras convidadas. Os curtas são selecionados em 2015.[5]

No início de 2015, Stewart foi a primeira atriz americana em 30 anos indicada ao César, premiação equivalente ao Oscar francês, porém a primeira a vencer o prêmio, sendo consagrada com a estatueta de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel no filme Acima das Nuvens.[6]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Stewart nasceu e vive na Califórnia, porém quando criança viveu três anos no Colorado devido ao trabalho do pai, como produtor de televisão. Ela sempre foi muito ligada aos pais, e tinha muito contato com o trabalho de ambos, por isso sempre esteve muito próxima da área do entretenimento, pois Jules era roteirista e seu pai produtor de televisão. Ainda criança, costumava ler o que a mãe escrevia e frequentava o trabalho do pai; tanto que a primeira entrevista sua para um programa de televisão, fora para o programa no qual seu pai produzia.

Aos sete anos de idade, Stewart foi descoberta por uma agente durante uma apresentação natalina na escola, na qual ela cantava e interpretava. Antes de iniciar nos cinemas, a atriz ainda fez vários testes para TV até conseguir papel em um comercial para a Porsche[7] em 1999.

Stewart não costuma falar sobre sua vida abertamente, porém em entrevista para uma revista norte-americana, a atriz revelou que sofria bullying na escola e que esse foi um dos motivos para que começasse a estudar em casa com professores particulares.[8] Kristen se formou aos 19 anos, um pouco atrasada por sua rotina de trabalho, mas com tantas honras quanto qualquer boa aluna do ensino médio.

Kristen Stewart no painel de Amanhecer Parte 2 na Comic com 2012

A atriz também é muito ligada a causas sociais. Além de participar do Festival de música 12.12.12[9] promovido pela MTV, a atriz também leiloou o vestido[10] usado na première mundial de Amanhecer Parte 2, e recebeu 500 mil dólares por uma conversa de 15 minutos com um Príncipe Árabe.[11] O dinheiro foi inteiramente doado às vítimas do furacão Sandy. Kristen também participa da campanha Shoe Revolt[12] , onde famosos doam sapatos autografados para um leilão beneficente em prol de mulheres vítimas de abuso sexual. Stewart também é membro da Cruz Vermelha de Los Angeles e é madrinha de um hospital que cuida de crianças com Diabetes. Ela também adotou 3 cães vira-latas vítimas de abandono, sendo 2 deles adultos, Bernie e Cole, e Bear que foi salvo de ser sacrificado em um canil em Louisiana quando ainda era filhote[13]

A atriz namorou o ator Michael Angarano de 2004 a 2009, com quem contracenou no filme O Silêncio de Melinda de 2004.[14] Também manteve um longo relacionamento com o também ator Robert Pattinson que durou 5 anos.[15] . Namorou e viveu por 2 anos com a produtora de efeitos visuais Alicia Cargile.[16] Em março de 2016, a cantora e atriz francesa Soko confirmou o namoro com Kristen em uma entrevista com a revista W.[17] Em maio de 2016, foi confirmado pelo site Us Weekly que Stewart e Soko haviam terminado, após alguns meses de namoro.[18]

Stewart também é muito ligada aos esportes e torcedora assídua dos Dodgers, pratica golfe, surfe e natação, além de corrida e baseball. Também gosta de escrever poesias[19] e revelou vontade de estudar literatura futuramente.[20] e dedicar-se a outros projetos como pintura e produção de roteiros, seguindo os passos de sua mãe que é roteirista.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título original Título no Brasil Título em Portugal Papel
1999 The Thirteenth Year O 13º Aniversário O Filho da Sereia Menina esperando para beber
2001 The Safety of Objects Encontros do Destino Gritos em Silêncio Sam Jennings
2002 Panic Room O Quarto do Pânico Sala de Pânico Sarah Altman
2003 Cold Creek Manor Garganta do Diabo A Casa de Campo Kristen Tilson
2004 Speak O Silêncio de Melinda Melinda Sordino
Catch That Kid Segurem Essas Crianças Apanhem Essa Garota Maddy
Undertow Contra Corrente Contra-Corrente Lila
2005 Fierce People Sociedade Feroz Gente Estranha Maya
Zathura: A Space Adventure Zathura: Uma Aventura no Espaço Zathura: Aventura no Espaço Lisa
2007 In the Land of Women Eu e as Mulheres No Mundo das Mulheres Lucy Hardwicke
The Messengers Os Mensageiros Os Mensageiros Jess
The Cake Eaters Doces Encontros Viver a Vida Georgia
Into the Wild Na Natureza Selvagem O Lado Selvagem Tracy Tatro
Cutlass Cutlass Robin (jovem)
2008 The Yellow Handkerchief O Lenço Amarelo/ Os Caminhos do Amor Martine
What Just Happened Fora de Controle Pânico em Hollywood Zoe
Jumper Jumper Jumper Sophie
Twilight Crepúsculo Crepúsculo Isabella Swan
2009 Adventureland Férias Frustradas de Verão Adventureland Em Lewin
The Twilight Saga: New Moon A Saga Crepúsculo: Lua Nova A Saga Twilight: Lua Nova Isabella Swan
2010 The Runaways The Runaways: Garotas do Rock Joan Jett
The Twilight Saga: Eclipse A Saga Crepúsculo: Eclipse A Saga Twilight: Eclipse Isabella Swan
Welcome to the Rileys Corações Perdidos Corações Perdidos Allison/Mallory
2011 The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1 A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 A Saga Twilight: Amanhecer – Parte 1 Isabella Swan/Cullen
On the Road Pé na Estrada Pela Estrada Fora Marylou
2012 Snow White and the Huntsman Branca de Neve e o Caçador A Branca de Neve e o Caçador Branca de Neve
The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2 A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 A Saga Twilight: Amanhecer – Parte 2 Isabella Cullen
2013 K-11[21] K-11 K-11 Voz que atende o telefone
2014 Camp X-Ray Marcados Pela Guerra Amy Cole
Anethesia[22] Sophie
Still Alice [23] Para Sempre Alice O Meu Nome é Alice Lydia Howland
2015
Clouds of Sils Maria[24] [25] Acima das Nuvens As Nuvens de Sils Maria Valentine
American Ultra[26] American Ultra: Armados e Alucinados American Ultra: Agentes Improváveis Phoebe Larson
2016 Certain Women [27] Elizabeth Travis
Untitled Woody Allen Project [28] Theresa
Billy Lynn's Long Halftime Walk [29] Kathryn Lynn
Personal Shopper [30] Maureen
Equals[31] Nia
Videoclipes
Ano Artista Música
2011 Marcus Foster I Was Broken
2014 Jenny Lewis Just One Of The Guys

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios
Ano Resultado Premiação Categoria Título
2002 Indicado Young Artist Awards Melhor atriz jovem Panic Room
2003 Indicado Young Artist Awards Melhor atriz coadjuvante jovem Cold Creek Manor
2004 Indicado Young Artist Awards Melhor jovem atriz coadjuvante Undertow
2007 Indicado Young Artist Awards Melhor atriz jovem coadjuvante Into the Wild
Indicado Screen Actors Guild Awards Melhor elenco
2008 Venceu Teen Choice Awards Melhor beijo (com Robert Pattinson) Twilight
Venceu Teen Choice Awards Melhor atriz de drama
Venceu MTV Movie Awards Melhor beijo (com Robert Pattinson)
Venceu MTV Movie Awards Melhor atriz
Venceu Scream Awards Melhor atriz fantasy
Indicado Scream Awards Melhor elenco
Venceu People's Choice Awards On-Scream Team (com Robert Pattinson e Taylor Lautner)
Indicado People's Choice Awards Atriz favorita
Indicado Gotham Awards Melhor elenco Adventureland
Venceu Digital Spy Movie Awards[32] Melhor atriz Twilight
2009 Venceu People's Choice Awards Melhor equipe (com Robert Pattinson e Taylor Lautner)
Venceu People's Choice Awards Atriz favorita de cinema
Venceu BAFTA Awards Estrela em ascensão
Venceu MTV Movie Awards Melhor atriz New Moon
Venceu MTV Movie Awards Melhor beijo (com Robert Pattinson)
Indicado MTV Movie Awards Melhor beijo (com Dakota Fanning) The Runaways
2011 Venceu People's Choice Awards Atriz favorita Eclipse
Venceu People's Choice Awards Elenco favorito (com Robert Pattinson e Taylor Lautner)
Venceu Festival Internacional de Cinema de Melbourne (MIFF) Melhor atriz Welcome to the Rileys
Venceu MTV Movie Awards Melhor beijo (com Robert Pattinson) Eclipse
Indicado MTV Movie Awards Melhor beijo (com Taylor Lautner)
Venceu MTV Movie Awards Melhor atriz
Indicado Teen Choice Awards Melhor atriz de ficção científica / Fantasia
Indicado Teen Choice Awards Melhor beijo (com Robert Pattinson)
Indicado Teen Choice Awards Melhor beijo (com Taylor Lautner)
2012 Venceu Kids' Choice Awards Atriz de Cinema Favorita Amanhecer - Parte 1
Venceu MTV Movie Awards Melhor beijo (com Robert Pattinson)
Indicado Teen Choice Awards Melhor atriz de ficção científica / fantasia
Venceu Teen Choice Awards Melhor atriz romance
Venceu Teen Choice Awards Estrela de cinema de verão
2013 Indicado People's Choice Awards Rosto Favorito do Heroísmo Branca de Neve e o Caçador
Indicado People's Choice Awards Melhor Química (compartilhado com Chris Hemsworth)
Venceu Kids' Choice Awards Atriz de Cinema Favorita The Twilight Saga: Breaking Dawn Part 2
Venceu Kids' Choice Awards Favorite Female Buttkicker
Venceu Teen Choice Awards Melhor atriz em filme de ficção cientifica / fantasia [33] [34]
Venceu Teen Choice Awards Melhor atriz em filme de romance [33] [34]
2014 Indicado Women Film Critics Circle Awards Melhor atriz Camp X-Ray
Indicado Awards Circuit Community Awards Melhor atriz coadjuvante Still Alice
2015 Venceu César Awards Melhor atriz secundária Clouds of Sils Maria
Venceu New York Film Critics Circle Awards Melhor atriz coadjuvante
Venceu Boston Online Film Critics Association Awards
Venceu Boston Society of Film Critics
Venceu Prémios Los Angeles Film Critics Association
Indicado Online Film Critics Society Awards
Indicado Chicago Film Critics Association
Indicado Detroit Film Critic Society
Indicado Italian Online Movie Awards (IOMA)
Indicado Austin Film Critics Association
Venceu San Diego Film Critics Society Awards
Venceu St. Louis Film Critics Association
Venceu Florida Film Critics Circle Award
2016 Venceu National Society of Film Critics
Venceu EDA Awards
Indicado London Critics Circle Awards

Campanhas publicitárias[editar | editar código-fonte]

Ano Marca Campanha
2006 GAP yourself.
2012-2014 Balenciaga Florabotanica – Rosabotanica
2014 - atualmente Chanel Metièrs D'art Paris-Dallas - CHANEL 11.12 - Chanel Eyewear

Referências

  1. http://www.academie-cinema.org/
  2. http://www.bafta.org/
  3. «Kristen Stewart será Joan Jett». Rolling Stone. Rollingstone.com.br. 
  4. «Kristen stewart e o novo rosto da chanel». EGO. 
  5. «Twilight will be revived via short films on facebook». The New York Times (em inglês). Nytimes.com. 
  6. «Kristen Stewart e documentário sobre Sebastião Salgado levam o César». G1. 20 de fevereiro de 2015. Consultado em 22 de fevereiro de 2015. 
  7. «Kristen stewart quando crianca no comercial da porsche». Mixtotal.net. 
  8. . Site da Folha de S. Paulo http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/1100489-kristen-stewart-diz-que-sofreu-bullying-por-nao-depilar-pernas.shtml.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  9. The Huffington Post (em inglês). Huffingtonpost.ca http://www.huffingtonpost.ca/2013/09/09/12-12-12-tiff-harvey-weinstein_n_3891442.html.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  10. «Kristen Stewart leiloa vestido para ajudar as vítimas do furacão Sandy». Universo Online. Virgula.uol.com.br. 
  11. Diário de Notícias (Portugal). Dn.pt http://www.dn.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=3417796&seccao=ntv.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  12. «Kristen faz outra doação para a Shoe Revolt». Kristenjstewart.com.br. 
  13. «Kristen sobre Bear ele e o meu filho eu o criei». Kristenstewart.com.br. 
  14. Revista People (em inglês). People.com http://www.people.com/people/archive/article/0,,20299224,00.html.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  15. Daily Mirror (em inglês). Mirror.co.uk http://www.mirror.co.uk/3am/celebrity-news/robert-pattinson-opens-up-kristen-3939611.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  16. «Mãe de Kristen Stewart confirma (e aprova) namoro da filha com outra mulher». Daily Mirror. 
  17. «Soko On Kristen Stewart, Sextagrams and Her New Zine». W Magazine (em inglês). 2016-03-28. Consultado em 2016-04-10. 
  18. «Kristen Stewart Splits With Girlfriend Soko». Us Weekly. Consultado em 2016-05-15. 
  19. TVI24. Tvi24.iol.pt http://www.tvi24.iol.pt/345/noticias/kristen-stewart-poesia-poema-twilight-tvi24/1537407-2903.html.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  20. . Br.eonline.com http://br.eonline.com/mobile/reader.php?id=590021.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  21. Universo Online. Natelinha.uol.com.br http://natelinha.uol.com.br/natelona/2012/03/23/kristen-stewart-ira-participar-do-filme-k11-160359.php.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  22. Terra Networks. Cinema.terra.com.br http://cinema.terra.com.br/kristen-stewart-se-junta-ao-elenco-de-anesthesia-,c7dd56c7d4b12410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html/.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  23. «Confirmado kristen estara em still alice». Kristenstewart.com.br. 
  24. «Sils Maria - Kristen Stewart vai estrelar o novo filme de Olivier Assayas». Omelete. 
  25. Internet Movie Database (em inglês). Imdb.com http://www.imdb.com/title/tt2452254/.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  26. (em inglês). Hollywoodreporter.com http://hollywoodreporter.com/heat-vision/afm-kristen-stewart-jesse-eisenberg-652967.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  27. Universo Online. Cinepop.com.br http://www.cinepop.com.br/?url=http%3A%2F%2Fcinepop.virgula.uol.com.br%2Fkristen-stewart-se-junta-a-michelle-williams-em-drama-89883#2676.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  28. Internet Movie Database (em inglês). Imdb.com http://m.imdb.com/title/tt4513674/?ref_=m_nmfmd_act_1.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  29. Variety (em inglês). Variety.com http://variety.com/2015/film/news/ang-lee-shooting-billy-lynns-long-halftime-walk-at-120-frames-per-second-in-3d-1201477952/.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  30. Variety (em inglês). Variety.com http://variety.com/2015/film/news/kristen-stewart-ghost-story-shopper-olivier-assayas-1201497322/.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  31. «Equals kristen stewart e nicholas hoult vao estrelar ficcao cientifica intimista do diretor de crazy». Omelete. 
  32. «'Loop' leads 'Digital Spy Movie Awards' noms» (em inglês). Digitalspy.co.uk. 
  33. a b «Vote movies». Teenchoiceawards.com. 
  34. a b . Capricho.abril.com.br http://capricho.abril.com.br/famosos/confira-lista-vencedores-teen-choice-awards-2013-749650.shtml.  Falta o |titulo= (Ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kristen Stewart