Krystian Zimerman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Krystian Zimerman
Nascimento 5 de dezembro de 1956 (61 anos)
Polónia Zabrze, Polônia
Nacionalidade Polonês
Ocupação Pianista

Krystian Zimerman (Zabrze, 5 de Dezembro de 1956) é um pianista polonês de música erudita. Zimerman nasceu em Zabrze e foi instruído no Conservatório de Katowice sob a orientação de Andrzej Jasinski. Sua carreira foi iniciada em 1975, quando venceu a Competição Internacional de Piano Frederick Chopin, realizada em Varsóvia. Executou com a Filarmônica de Berlim sob a regência de Herbert von Karajan em 1976 e fez seu debut nos Estados Unidos com a Filarmônica de Nova Iorque em 1979. Viajou amplamente e fez várias gravações. Desde 1996 ensina piano no Conservatório de Basiléia, na Suíça.

Zimerman é conhecido pelas suas admiráveis interpretações de Música Romântica, mas já executou uma variedade extensa de pedaços de músicas clássicas.

Ele também é um partidário de música contemporânea. Por exemplo, Witold Lutosławski escreveu um concerto de piano para Zimerman, que depois ele gravou. As gravações mais conhecidas são os concertos de piano de Edvard Grieg e Robert Schumann sob a regência de Karajan, os concertos de Johannes Brahms com Leonard Bernstein, os concertos de piano de Frédéric Chopin.

Recentemente, Zimerman gravou o Concerto Nº 1 para Piano e Orquestra de Brahms com Filarmônica de Berlim sob a direção de Simon Rattle (DG 477 5413; Edição limitada DG 477 6021).

Prêmios

  • 1975 Competição Internacional de Piano Frederick Chopin, Varsóvia (Primeiro prêmio).
  • 1994 Prêmio Sonning, Dinamarca.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.