Kung-Fu Master

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kung-Fu Master
Kung-Fu Master
Gabinete rodando o jogo Kung Fu-Master
Desenvolvedora(s) Irem (arcade)
Nintendo (NES)
Publicadora(s) Irem (Arcade no Japão)
Data East (Arcade nos EUA)
Nintendo (NES)
Designer(s) Takashi Nishiyama
Compositor(es) Kōji Kondō (versão para NES)
Plataforma(s) Arcade
Lançamento 1984
Gênero(s) Beat'em up
Modos de jogo 1 ou 2 jogadores (alternados)

Kung Fu Master (conhecido no Japão como Spartan X, スパルタンX, Suparutan X) é um videogame para arcade, desenvolvido e lançado no Japão pela Irem, em 1984[1]. A versão norte-americana foi lançada pela Data East. O jogo contém elementos dos filmes Wheels on Meals (estrelado por Jackie Chan) e Game of Death de Bruce Lee, e é considerado um dos primeiros jogos do gênero Beat'em up.[2][3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história fala sobre Thomas, o homem que usa keikogi e chinelos. Um dia, a namorada de Thomas, Sylvia, é raptada pelo Sr. X, e assim, Thomas precisa enfrentar muitos inimigos nos cinco andares do Templo do Diabo para salvar sua amada[3][4].

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

No comando de Thomas, o jogador deve atravessar os cinco andares do templo, enfrentando os capangas de Mr. X, bem como armadilhas e criaturas sobrenaturais como dragões e mariposas gigantes. Para isso, Thomas conta apenas com seus punhos e pernas. Guardando a escada que dá acesso ao próximo andar, está um chefe de fase conhecido como "Filho do Diabo", e Thomas deve vencê-lo para poder prosseguir. No quinto andar, Thomas enfrenta Mr. X e, se ganhar, salva Sylvia e o jogo recomeça, mais difícil. Ao marcar 50.000 pontos, o jogador ganha uma vida extra[4].

Versões[editar | editar código-fonte]

O jogo foi convertido para Atari 2600, Atari 7800, Amstrad CPC, Apple II, BeOS, Commodore 64, JavaOS, Linux, MS-DOS, MSX (lançado como Seiken Achō), Nintendo/Famicom, ZX Spectrum e Windows. A versão para Atari 7800 foi lançada pela empresa Absolute Entertainment[1]. A versão norte-americana para NES foi renomeada para Kung Fu, e é idêntica à versão arcade, porém com gráficos mais simples. Já a versão para Gameboy também se chama Kung-Fu Master, e conta com o mesmo protagonista, porém apresenta fases e inimigos totalmente diferentes[1].

Continuação[editar | editar código-fonte]

Uma continuação foi desenvolvida para arcades chamada Beyond Kung-Fu: Return of the Master, porém não foi lançada, uma vez que a Irem preferiu remodelar o jogo e lançá-lo como Vigilante[5]. A rom da versão incompleta do jogo pode ser encontrada em sites de emulação. Já para NES, uma continuação oficial, porém pouco relacionada com o jogo original, foi lançada como Spartan X 2.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Arcade History. «Kung-Fu Master» (em inglês). Consultado em 29 de agosto de 2020 
  2. «O homem que criou o Street Fighter (em inglês)». Consultado em 3 de outubro de 2013 
  3. a b Pouco Pixel. «Kung Fu Master». Consultado em 29 de agosto de 2020 
  4. a b Arcade Museum. «Kung-Fu Master» (em inglês). Consultado em 29 de agosto de 2020 
  5. Arcade Heroes. «Kung Fu Master 2 Arcade Prototype Discovered» (em inglês). Consultado em 29 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.