Kurt Hohenemser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kurt Hohenemser
Nascimento 3 de janeiro de 1906
Berlim
Morte 7 de abril de 2001 (95 anos)
St. Louis, Missouri
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Richard Hohenemser
Alma mater
Campo(s) engenharia aeroespacial

Kurt Heinrich Hohenemser (Berlim, 3 de janeiro de 1906St. Louis, Missouri, 7 de abril de 2001) foi um engenheiro aeroespacial e pioneiro dos helicópteros teuto-estadunidense.[1]

Vida na Alemanha[editar | editar código-fonte]

Filho do músico judeu Richard Hohenemser e Alice Salt. Frequentou a escola de ensino médio em Wilmersdorf, a Hermann-Lietz-Schule em Haubinda e a Ziehenschule em Eschersheim. Em 1924 obteve o Abitur. De 1924 a 1929 estudou na Universidade Técnica de Darmstadt. Em 1927 obteve o grau de engenheiro e o doutorado em 1929. De 1930 a 1933 lecionou e pesquisou sob orientação de Ludwig Prandtl na Universidade de Göttingen, onde fundou com seu colega William Prager um grupo de discussão que posicionou-se criticamente em relação aos apoiadores do nazismo.

Após a Machtergreifung em 1933 Kurt Hohenemser foi afastado de seus cargos na Universidade de Göttingen, por ter se manifestado criticamente contra o nazismo.

Após pouco tempo na Gerhard Fieseler Werke, trabalhou até o final da Segunda Guerra Mundial como conselheiro de Anton Flettner, envolvido no projeto de helicópteros. Nesta época sua participação foi fundamental no desenvolvimento do Flettner Fl 282.

Vida nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Em 1947 Hohenemser imigrou com sua família para os Estados Unidos. Foi engenheiro de aerodinâmica em uma seção da McDonnell Douglas envolvida com o desenvolvimento de helicópteros. Nesta época dirigiu, dentre outros, o desenvolvimento dos projetos Little Henry (XH-20), Big Henry (Model 79) e McDonnell XV-1, considerados precursores do Bell Boeing V-22 Osprey. Em 1966, após 18 anos de trabalho na McDonnell, obteve um cargo de professor de engenharia aeroespacial na Universidade Washington em St. Louis.

Referências

  1. «Ein Leben mit dem Rotor» (em alemão). Consultado em 26 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]