Kurt Thomas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kurt Thomas
Informações pessoais
Nome completo Kurt Bilteaux Thomas
Modalidade Ginástica artística masculina
Especialidade cavalo com alças
Representante Estados Unidos
Nascimento 22 de abril de 1956 (59 anos)
Miami, Flórida
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Nível sênior
Período em atividade 19711992

Kurt Bilteaux Thomas (Miami, 29 de março de 1956) é um ex-ginasta estadunidense, que competiu em provas de ginástica artística pelos Estados Unidos.

Formado pela Universidade do Estado de Indiana, Thomas tornou-se membro da equipe nacional aos vinte anos, apto e classificado a participar dos Jogos de Montreal, do qual saiu sem medalhas individual e por equipe. Dois anos mais tarde, tornou-se o primeiro ginasta norte-americano a conquistar uma medalha de ouro, na prova do solo, em uma edição de Mundial - o Campeonato de Estrasburgo, no qual superou o soviético Alexander Dityatin.[1] No ano seguinte, foi o primeiro ginasta a receber o Sullivan Award, como o melhor atleta nacional. Na competição internacional de 1979, o Mundial de Ft. Worth, conquistou ainda seis medalhas em oito finais disputáveis, com dois ouros individuais por aparelhos - solo e barra fixa.[1] [2] Classificado a competir nos Jogos de Moscou, fora impossibilitado devido ao boicote à União Soviética.[3] Kurt ainda detém a conquista de quatro medalhas pan-americanas e um dos movimentos mais executados no cavalo com alças e no solo - o Thomas. Em 1992, tornou-se o ginasta mais velho, até então aos 36 anos de idade, a integrar a equipe nacional[4] .

Kurt, após aposentar-se, trabalhou como comentarista na ESPN e casou-se com Rebecca Jones - bailarina e coreógrafa de ginástica -, com quem teve dois filhos. Em 2003, o ex-atleta fora inserido no International Gymnastics Hall of Fame.[1] Thomas é treinador no ginásio que abriu no Texas, o Kurt Thomas Gymnastics Training Center.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Kurt Thomas Biography (em inglês) Kurt’s website. Visitado em 16 de fevereiro de 2009.
  2. Kurt Thomas (em inglês) Gymn-Forum. Visitado em 7 de julho de 2009.
  3. Lico, Flavio de Almeida Andrade. O boicote aos jogos olímpicos de Moscou - 1980: uma análise da reação do movimento olímpico brasileiro e internacional (em português) USP. Visitado em 19 de junho de 2009.
  4. Kurt Thomas Gymnastics > Kurt Thomas (em inglês) KurtThomas.net. Visitado em 7 de julho de 2009.
  5. Kurt Thomas Gymnastics (em inglês) KurtThomas.net. Visitado em 7 de julho de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.