Kushal Pal Singh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kushal Pal Singh
Nascimento 15 de novembro de 1931
Bulandshahr
Residência Nova Deli
Cidadania Índia, Índia britânica, Domínio da Índia
Alma mater
  • Meerut College
Ocupação empreendedor, diretor-executivo
Prêmios
Página oficial
http://www.dlf.in/

Kushal Pal Singh ou K.P.Singh (Bulandshahar, 15 de agosto de 1931) é um empresário indiano e atual presidente da DLF Universal Limited, maior empresa indiana do setor de desenvolvimento e incorporação imobiliária.

Com uma fortuna avaliada em US$ 30 bilhões e dono de 99,5% das ações da empresa da qual preside, K.P.Singh foi classificado pela revista Forbes, em março de 2008 como oitavo homem mais rico do mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

K.P.Singh nasceu em Bulandshahar, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. Pertencente a uma família de advogados e senhorios, graduou-se em Ciências pelo Meerut College e estudou Engenharia Aeronáutica no Reino Unido. Mais tarde retornou ao seu país de origem, onde integrou a Academia Militar Indiana de Dehradum. Após deixar o exército, Singh em 1960, juntou-se a American Universal Eletric Company, uma joint venture entre a Universal Eletric Company, de Michigan e a companhia que levava o nome da família, Singh. Posteriormente com suas habilidades de empreendedor, K.P.Singh promoveu uma outra companhia, Willard India Limited, tornando-se diretor da mesma. Em 1979, ele incorporou Delhi Lease e a Finance Limited Universal, e após a fusão da American Universal Company e DFL Universal Limited, Singh se tornou o diretor geral desta nova companhia. Atualmente mora em Delhi, mas possui residências na Ásia e Austrália. É casado e pai de três filhos.

Cargos importantes[editar | editar código-fonte]

Além de presidente da DFL Universal Limited, K.P.Singh é:

  • Membro do FCCI (Comitê Executivo da Federação das Câmara de Comércio Indiano e Indústria)
  • Membro do Grupo Visão Panorâmica para o Plano Diretor de Delhi em 2021
  • Membro da Organização Regional do Planejamento e Habitação(EAROPH)
  • Membro fundador, Conselho Nacional de Desenvolvimento(NAREDCO)
  • Cônsul Geral Principado de Mônaco

Outros cargos por ele ocupado:

Recebeu o prêmio Delhi Ratna, da ministra-chefe Sheila Dixit pela excepcional contribuição para o desenvolvimento de Delhi.

Sobre a DFL Universal Limited[editar | editar código-fonte]

Devido à eficiência, variedade no conjunto de layout e amplo portfólio à disposição, a empresa passou a ser vista como referência no setor. O resultado foi à maximização em termos de receita, lucros, capitalização de mercado e desenvolvimento na área. A DFL expandiu-se em Gurgaon, e foi a pioneira em seu desenvolvimento, o que atraiu inúmeras multinacionais, como a GE, Pepsico, IBM, Nestlé,entre outras, a instalarem seus escritórios corporativos na cidade. A estreita relação entre o executivo da GE, Jack Welch, e K.P.Singh contribuiu para o crescimento dos negócios da multinacional americana na Índia.

Referências[editar | editar código-fonte]