Kya Linux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

KYA Linux é uma distribuição linux live-on-cd baseada em Slackware e nos scripts linux-live. É uma iniciativa do Laboratório de Redes de Comunicação e Segurança da Informação (LARCES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, destinada a pesquisadores da área de redes de computadores.

A principal distinção do Kya Linux, em relação a outras distribuições, é que este possui embutidas as ferramentas Network Simulator (NS) e Omnet++ que são vastamente usadas para a pesquisa acadêmica em Redes de Computadores e de Comunicação.

Atualmente o Kya Linux é mantido por Sérgio Luis Correia e Pablo Ximenes, ambos ligados ao LARCES, com o auxílio do grupo de usuários de linux Slackware Ceará (Slackware-CE)

Origem e Significado do Nome[editar | editar código-fonte]

KYA é uma palavra originária do idioma tupi-guarani. Significa "rede" (rede de pesca, rede de dormir, ou até mesmo rede de computadores).

Dentro do curso de ciência da computação da UECE, o nome era dado a um grupo de estudos em redes de computadores. O "Grupo de Estudos Kya" costumava ser uma porta de entrada para o laboratório de redes (LARCES), onde estudantes recém-ingressos no curso poderiam se familiarizar com conceitos relacionados à pesquisa acadêmica. O nome foi então reutilizado para a distribuição linux.

Há também um significado internacional para KYA. Nessa versão KYA é uma sigla recursiva e significa Kya is Yet another Acronym. (versão em português: KYA é apenas mais uma sigla). Esse tipo de sigla (sigla recursiva) é uma brincadeira muito comum no mundo do software livre. Basicamente, trata-se de uma sigla que dentro do seu significado possui a mesma sigla (recursividade). Por isso chamamos de sigla ou acrônimo recursivo. Um exemplo muito famoso de acrônimo recursivo é a sigla GNU, que significa 'Gnu is Not Unix' (onde a sigla GNU está dentro de GNU).

Histórico[editar | editar código-fonte]

A primeira versão do Kya Linux foi distribuída no 23o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC2005), em maio de 2005 como parte do material do evento. O fato da UECE, através do LARCES, ser uma das organizadoras permitiu tal feito. A versão distribuída no SBRC2005 encontrava-se ainda em estado pré-beta, mas já era funcional. Atualmente o Kya Linux não chegou à sua primeira versão oficial, encontrando-se ainda em estado de "release candidate"(RC). A versão atual do Kya Linux é o Kya Linux 1.0 RC1, que pode ser encontrada para download no site oficial da distribuição.

Características[editar | editar código-fonte]

A abordagem inicial do KYA Linux, que ainda se mantém forte, é trazer embutido o NS (Network Simulator), ferramenta usada para simulação estatística de redes de computadores, muito comum nas pesquisas em redes de comunicação. Da mesma forma, o Omnet++ é outro acessório do Kya Linux que se propõe a auxiliar a pesquisa em redes.

Apesar de sua abordagem inicial, o Kya Linux hoje é muito mais do que uma mera distribuição Linux acadêmica (embora ainda o seja), podendo ser considerada uma distribuição completa. Contém um ambiente de desenvolvimento robusto, incluindo as linguagens C/C++, Java + Eclipse, perl, dentre outras. Aplicativos como Mozilla Firefox/Thunderbird, gimp, OpenOffice não estão faltando, bem como o utilíssimo particionador parted/qtparted.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]