Kyary Pamyu Pamyu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Kyary Pamyu Pamyu
Kyary Pamyu Pamyu no MTV VMAJ 2014
Informação geral
Nome completo Kyary Pamyu Pamyu
Também conhecido(a) como Caroline Charonplop Kyary Pamyu Pamyu
Nascimento 29 de janeiro de 1993 (24 anos)
Local de nascimento Tanashi, Tóquio
 Japão
Gênero(s)
Período em atividade 2011 - atualmente
Afiliação(ões)
Página oficial kyary.asobisystem.com/

Kyary Pamyu Pamyu (Nascida em Tanashi,[1] Tóquio, 29 de janeiro de 1993),[2] é uma cantora, blogueira e modelo japonesa. Ela ficou conhecida mundialmente pelos seus vídeos publicados na internet.[3] Seu nome oficial de palco é Caroline Charonplop Kyary Pamyu Pamyu (きゃろらいん ちゃろんぷろっぷ きゃりー ぱみゅ ぱみゅ, Kyarorain Charonpuroppu Kyarī Pamyu Pamyu?).[4]

Fama[editar | editar código-fonte]

Kyary começou como uma blogueira de moda, e, em seguida, começou sua carreira profissional como modelo para revistas de moda de Harajuku, como as revista Kera! e Zipper. Depois de atingir uma medida da fama, ela começou a estabelecer-se como uma mulher de negócios, lançando uma linha de cílios postiços chamados "Boneca Harajuku por Eyemazing x Kyary"[5] e aparecendo em desfiles de moda. No começo de 2010, Kyary assinou com avex trax depois de participar do projeto highschoolsinger.jp, que deu a alunas do colégial a oportunidade de mostrarem seus talentos escondidos gravando profissionalmente uma música em um estúdio. Kyary lançou as músicas "Miracle Orange" e "Love Berry" como singles digitais pelo site. Ainda em 2010 ela conheceu o famoso produtor Nakata Yasutaka, que decidiu trabalhar com a excêntrica adolescente em sua estreia musical oficial. Kyary então trocou os papéis para o Warner Music Japan em junho de 2011, só um mês antes da estréia do seu primeiro single digital PONPONPON. Em abril de 2011, ela esteve no evento de caridade "One Snap For Love", realizado para ajudar as vítimas do sismo e tsunami ocorrido no Japão nesse ano.[6]

2011: Fama internacional e Moshi Moshi Harajuku[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2011, ela começou uma carreira musical numa grande gravadora lançando seu primeiro single promocional, "PonPonPon", no dia 20 desse mesmo mês. O vídeo da música, um tributo psicodélico às culturas kawaisa e decora, foi lançado no YouTube e se tornou um hit viral.[7][8] Em 31 de julho de 2011, a canção entrou para o 'Billboard Hot 100' do Japão, no número 72.[9] O single foi produzido por Yasutaka Nakata e foi o primeiro lançamento do mini-álbum de estreia de Kyary, "Moshi Moshi Harajuku", que foi lançado 17 de agosto de 2011.[10]

Em 3 de agosto de 2011, seu segundo single promocional "Jelly" foi lançado internacionalmente via iTunes.[11] Uma semana após o lançamento da sua estreia discográfica, Kyary lançou uma autobiografia sobre sua ascensão à fama, intitulado "Oh! My God! Harajuku Girl".[12][13]

O primeiro single oficial e terceiro vídeo de Kyary Pamyu Pamyu, intitulado de "Tsukema Tsukeru", foi lançado digitalmente e internacionalmente em 07 de dezembro de 2011, através do iTunes. Kyary visitou Culver City, na Califórnia, em 09 de dezembro, para realizar em um desfile de moda e cantar duas de suas canções. Foi a primeira vez da cantora no exterior e a primeira vez que apresentou "Tsukema Tsukeru" em palco.[14] Seu primeiro single físico, intitulado "Tsukema Tsukeru", foi lançado em 11 de janeiro de 2012, e incluiu um livro de fotos de edição especial.

2012: Pamyu Pamyu Revolution[editar | editar código-fonte]

Kyary na Japan Expo 2012

Kyary lançou seu segundo single "Candy Candy" em 4 de abril de 2012. Junto com o anúncio de seu segundo single, foi revelado que ela iria realizar sua primeira turnê nacional em junho do mesmo ano, bem como o lançamento de um fã-clube oficial na primavera de 2012.[15] A turnê começou em 02 de junho no portal Namba, em Osaka. E continuou em Hiroshima, Nagoya, Sendai, Sapporo, Fukuoka e depois terminou em Tóquio, em 29 de junho.

Kyary lançou seu álbum de estreia "Pamyu Pamyu Revolution" em 23 de maio de 2012.

A cantora possui um jogo na web intitulado de "Vista a Kyary Pamyu Pamyu", no Stardoll.[16] O terceiro single da cantora intitulado de "Fashion Monster" foi lançado no dia 20 de Setembro de 2012, através do canal da Warner Music Japan no YouTube .

Em fevereiro de 2013, Kyary lançou seu primeiro concerto em DVD/Blu-ray, "Doki Doki Waku Waku Pamyu Pamyu Revolution Land 2012 in Kira Kira Budokan", que foi gravado ao vivo em novembro de 2012 no Nippon Budokan.

No fim de 2012, Kyary anunciou sua primeira turnê mundial. A turnê mundial, intitulada "100% KPP WORLD TOUR 2013", começou em fevereiro de 2013 e durou até abril. A turnê visitou os Estados Unidos, Inglaterra, França, Bélgica, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Singapura, Austrália, e a terra nativa de Kyary, o Japão.

Em 2012 e 2013, Kyary começou a dar mais atenção à mídia de língua inglesa. A Sputnikmusic listou "Pamyu Pamyu Revolution" como número um em sua lista de "Best Pop Albums of 2012". Em dezembro de 2012, Kyary foi maquiada por Nicola Formichetti e fotografada por Matt Irwin para a Dazed & Confused. Em janeiro de 2013, o site MTV Iggy chamou Kyary de "a garota mais cool do planeta" e a Fader a chamou de "a pessoa mais emocionante fazendo música". Ainda em janeiro de 2013, o vídeo de Kyary para "Furisodetion" foi nomeado pela Stereogum e pela Dazed & Confused como "Video of the Week" (vídeo da semana). O quarto single oficial de Kyary, "Kimi-ni 100%/Furisodation", foi lançado em 30 de janeiro de 2013.

2013: Turnê mundial e Nanda Collection[editar | editar código-fonte]

De 1 a 25 de março de 2013, um museu fez uma exibição intitulada "Kyary Pamyu Pamuseum", com a exposição de todos os seus trajes, realizada em Roppongi Hills.

Em vésperas de seu aniversário, foi lançado o single "Furisodation". O quinto single oficial de Kyary, "Ninja Re Bang Bang" foi lançado em 20 de março de 2013. Em abril de 2013, Kyary assinou com a gravadora Sire Records para relançar o single "Fashion Monster", em 30 de abril, nos EUA.

O sexto single "Invader Invader" foi lançado em 15 de maio de 2013. O segundo álbum de estúdio de Kyary, chamado "Nandacollection" - uma combinação das palavras "nanda kore" (なんだこれ), que significa "o que é isto?", e "collection" (これくしょん korekushon?), que significa "coleção" - foi lançado em 26 de junho de 2013.

Em outubro Kyary lançou um single chamado "Mottai night Land".

No fim de maio a segunda turnê doméstica de Kyary, inicialmente "HALL TOUR 2013" depois renomeada como ""NANDACOLLECTION TOUR, Kyary Pamyu Pamyu's Universal Theater", foi anunciada pra os meses de setembro, outubro e novembro de 2013.[17]

Em 22 de junho de 2013, foi anunciado que a primeira turnê internacional de Kyary viraria filme-documentário, intitulado "Kyary Pamyu Pamyu Movie". A única exibição do filme aconteceu em 08 de agosto de 2013, para 500 pessoas que compraram o "Nandacollection", submetendo o código que vem com o CD no site do evento. A exibição acorreu em 8 cinemas do Japão: TOHO Cinemas Roppongi, TOHO Cinemas Nagoya, TOHO Cinemas Nanba, WARNER MYCAL Natori, WARNER MYCAL Mirai Minato, WARNER MYCAL Hiroshima, WARNER MYCAL Fukuoka. No mesmo dia foi lançado um photobook de luxo sobre a turnê, "OFFICIAL DOCUMENTARY PHOTO BOOK -100%KPP WORLD TOUR 2013-".[18][19]

Kyary foi uma dos 6 artistas internacionais convidados para fazer parte da trilha sonora do 12º longa da franquia Star Trek, Além da Escuridão - Star Trek, cantando a música "Into Darkness", composta por J.J. Abrams, Charles Scott e Yasutaka Nakata, lançada em 28 de maio de 2013. [20]

2015: Mondai Girl[editar | editar código-fonte]

Em 2015, foi lançada a nova música da Kyary, "Mondai Girl" (Garota com Problemas), o tema do novo drama da Fuji Tv, "Mondai no Aru Restauran", (Um restaurante com problemas), que estreou no dia 15 de janeiro desse mesmo ano. É a primeira música-tema de um dorama cantada por Kyary. Também foram escritas outras duas músicas que passaram nesse dorama, "KISEAKE" e "My Room".

A canção foi escrita pelo já conhecido produtor Yasutaka Nakata. Uma música mais pop, ela encoraja as mulheres a trabalharem duro, ter orgulho de si mesmas e não se importarem com o que os outros pensam. O que encaixa na atmosfera do dorama, já que se trata de uma mulher com personalidade e que segue seus sonhos em uma sociedade dominantemente masculina.

"Mondai no Aru Restauran" segue a vida de um grupo de mulheres que abrem um resturante e trabalham em conjunto para lutarem contra os restaurantes rivais, cheios de homens. As atrizes que farão parte do elenco são: Maki Yoko, Higashide Masahiro, Nikaido Fumi, Takahata Mistuki, Matsuoka Mayu, Usuda Asami e YOU.

 Essa é a minha primeira vez cantando uma música-tema para um dorama e estou honrada de poder fazer isso! Expressei meus sentimentos através da canção. Penso que está diferente e interessante. Este será meu primeiro single de 2015. Espero que todos a apreciem, assim como eu a apreciei! - Kyary Pamyu Pamyu, sobre "Mondai Girl'.

Já Shimizu Kazuyuki, produtor do drama, comentou: "Por um longo tempo, pensei que a Kyary seria a artista certa para cantar a música de abertura do meu próximo dorama! Penso que ela seria perfeita, porque, apesar de sua popularidade, ela nunca cantou uma abertura de dorama! E eu queria ser o primeiro a perguntar a ela se queria fazer isso!"

 "No dorama, nós queremos apoiar as mulheres e as encorajar, para que elas atinjam suas metas. Kyary é conhecida por espalhar a cultura kawaii pelo mundo e eu penso que trabalhar com ela poderia atrair mais telespectadoras." - Shimizu Kazuyuki

 "E tem mais: o fato do dorama ser gravado em Omotesando e Harajuku me fez querer mais ainda trabalhar com ela. Estou honrado que ela esteja feliz com a oferta. A sua nova canção pegou a atmosfera do dorama. É tão viciante e fácil de cantar! Penso que será apreciada, tanto por adultos, como crianças. Agora, temos que fazer um dorama à altura de sua canção!" - Shimizu Kazuyuki.

2016: KPP BEST e 5º ano da carreira[editar | editar código-fonte]

KPP Train 2016

Em janeiro de 2016, Kyary transmitiu uma mini-conferência pelo LINE (programa de mensagens japonês, similar ao Whatsapp) via stream. Nessa conferência Kyary Pamyu Pamyu revela, após ser “dissecada”,[21] planos para seu projeto de quinto aniversário de sua carreira musical (começando por "PONPONPON"), dividido em cinco partes (após a exibição do vídeo, Kyary aparece para explicar o que o doutor encontrou após dissecá-la):

1) KPP BEST

Este álbum é uma coletânea com os hits de Kyary. O álbum, lançado em 25 de maio de 2016,[22] conta com faixas de toda a carreira dela desde seu primeiro single, "PONPONPON", até músicas inéditas, como "Kanzen Kentai" e "Cosmetic Coaster"). Há uma edição normal e uma limitada, sendo que esta conta com uma embalagem especial com formato do rosto de Kyary.[23][24]

2) Atuações internacionais

A terceira turnê mundial da carreira de Kyary passou por SingapuraSydneyMelbourneLondres, San Francisco, Nova Iorque, Taipé e terminou com duas datas em Tóquio.

3) Colaborações

Em janeiro de 2016, Kyary não revelou detalhes, mas afirmou que planejava fazer algumas colaborações musicais com outros artistas em 2016, não só artistas japoneses, mas também internacionais.

Em dezembro de 2016, foi revelado que Kyary colaborou com a britânica Charli XCX no single do seu produtor, Yasutaka Nakata, "Crazy Crazy",[25] que foi lançado no dia 18 de janeiro de 2017. Por sua vez, o vídeo do single em nome próprio de Kyary, "Harajuku Iyahoi", estreou no YouTube no dia 10 do mesmo mês.

4) Exposição de arte

Kyary sempre foi sinônimo de expressão artística. E como tal, a equipe dela irá montar uma exposição com o melhor de seus photoshoots. A exposição não se limitará ao Japão, e irá passar por vários países do mundo. O primeiro local a receber a exposição foi o Museu Laforet, em Harajuku.

5) Atração

No começo de 2016, foi inaugurada, no Universal Studios Japan em OsakaKyary Pamyu Pamyu XR RIDE, uma montanha russa virtual no mundo mágico da Kyary. Ela é a primeira artista de carne e osso a ter uma atração no parque, que faz parte do Universal Cool Japan.

Comentários de Kyary sobre o que ela esperava de 2016:

“Os últimos cinco anos desde a minha estréia em 2011 realmente passaram voando. Meu lema sempre foi desafiar a mim mesma a sempre fazer coisas novas e interessantes na minha carreira, e como esse é um ano comemorativo, espero ser um pouco mais ambiciosa para poder mostrar para o mundo como o Japão pode ser energético! E o mais espalhafatoso possível! Quero que esse meu quinto ano de carreira seja eletrizante, e eu ficaria muito contente se vocês me acompanhassem com carinho.”

“Neste ano, quero me tornar uma dama. Quero calçar salto alto, usar batons… experimentar um estilo no qual eu nunca realmente me associei. Espero desabrochar como uma linda mulher este ano!”

O site sobre o projeto de aniversário foi aberto pouco tempo depois da transmissão do LINE. [26][27]

Em dezembro de 2016, Steve Nakamura, diretor artístico da Kyary desde sua estréia, lançou um livro com um preço de ¥2700, com mais de 300 fotos da Kyary, intitulado "Kyary Pamyu Pamyu Artworks 2011-2016", que inclui as capas de singles, álbuns e até fotos nunca antes reveladas, tiradas desde o início de sua carreira, em 2011.

2017: Harajuku Iyahoi, KPP Japan Iyahoi Tour, 14º single e novo concerto ao vivo[editar | editar código-fonte]

Em 2016, foi anunciado que Kyary iria fazer a sua primeira colaboração com um artista estrangeiro. Foi anunciado um novo single, para o dia 9 de novembro, porém, ele foi adiado para janeiro de 2017. Com isso, foi se anunciado quem seria a artista estrangeira, a britânica Charli XCX, o título (Crazy Crazy feat. Charli XCX & Kyary Pamyu Pamyu/Harajuku Iyahoi) e a tracklist.

Em janeiro de 2017, foi anunciado que Kyary Pamyu Pamyu começaria sua nova turnê nacional. A turnê começou no dia 21 de janeiro, em Saitama, e acabará no dia 20 de abril, em Tóquio. No primeiro dia (21/01/2017) da turnê, foi anunciado que Kyary lançaria um novo single, intitulado "Easta", e um novo DVD/Blu-ray, batizado de "KPP 5ive YEARS MONSTER World Tour 2016 in Nippon Budokan", ambos no dia 5 de abril.

Como de costume, tanto o single como o show ao vivo, terão uma edição normal e uma limitada. A edição limitada do single, que custará ¥1800, virá com uma embalagem especial. Já a do DVD, que custará ¥6500, e a do Blu-ray, de ¥7500, virá com um óculos de realidade virtual. O 14º single, assim como o show ao vivo, já estão em pré-venda em lojas online, como CdJapan, HMV e Amazon.[28][29][30][31]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Oh! My! God! Harajuku Girl (2011)
  • HARAJUKU KAWAii!!!! Girls (2011) com "Yasumasa Yonehara"
  • Kyary Pamyu Pamyu Kyary Bon (2012)
  • Moshi Moshi TOKYO - Kyary Pamyu Pamyu no Tokyo kawaii Guide Tour - (2012)
  • Harajyuku Jyoshi Hara J Vol. 1 (2012)
  • OFFICIAL DOCUMENTARY PHOTO BOOK -100%KPP WORLD TOUR 2013- (2013)
  • Harajyuku Jyoshi Hara J Vol. 2 (2013)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Kyary Pamyu Pamyu
  • Moshi Moshi Harajuku (2011)
  • Pamyu Pamyu Revolution (2012)
  • Nanda Collection (2013)
  • Pika Pika Fantajin (2014)
  • KPP BEST (2016)

Turnês[editar | editar código-fonte]

Nacional (Japão)[editar | editar código-fonte]

  • "Pamyu Pamyu Revolution Tour" (2012)
  • "NANDA COLLECTION TOUR, Kyary Pamyu Pamyu's Universal Theater" (2013)
  • "KPP 2014 Japan Arena Tour Kyary Pamyu Pamyu no Colorful Panic Toy Box" (2014)
  • "Crazy Party Night Japan Hall Tour" (2015)
  • "〜SPECIAL DJ × LIVE ZEPP TOUR 2016〜 YSTK×KPP" (2016)
  • "KPP JAPAN IYAHOI TOUR" (2017)

Internacional[editar | editar código-fonte]

  • "100% KPP World Tour" (2013)
  • "Nanda Collection World Tour"(2014)
  • "5ive YEARS MONSTER World Tour" (2016)

Referências

  1. «History| Kyary Pamyu Pamyu 5th Anniversary Special Website». KPP 5th Anniversary Special Website (em inglês). Consultado em 10 de novembro de 2016 
  2. Kyary's Profile in Warner Music Japan, em japonês
  3. Oh! My! God! Harajuku Girl =
  4. きゃりーぱみゅぱみゅ
  5. Harajuku Doll Eyelashes by Eyemazing x Kyary
  6. Spinns Harajuku Fashion Show Pictures – Spring 2011
  7. Dooling, Annemarie (27 de julho de 2011). «'PonPonPon' Gives Us A Kawaisa Seizure». Huffington Post 
  8. Favorite Summer Artists & Cats Grilling Out (!!!): It's Episode 2 Of MTV's Pop Music Web Show, 'Bigger Than The Buzz'!. Buzzworthy.mtv.com (4 de agosto de 2011). Acessado em 8 de dezembro de 2011.
  9. Billboard Japan
  10. Kyary Pamyu Pamyu “PONPONPON” Music Video w/ Art by 6%DOKIDOKI
  11. Jelly - Single
  12. “Oh! My! God! Harajuku Girl” by Kyary Pamyu Pamyu. Tokyofashion.com. Acessado em 8 de dezembro de 2011
  13. Oh! My God!! Harajuku Girl on Amazon Japan. Amazon.co.jp. Acessado em 8 de dezembro de 2011
  14. «Kawaii for the Masses: Rune Boutique's Debut». Asia Pacific Arts. 25 de janeiro de 2012 
  15. «きゃりーぱみゅぱみゅ2ndシングル&ツアー発表、FCも設立». Natalie. 26 de fevereiro de 2012 
  16. «Jogo vista Kyary». 19 de dezembro de 2012 
  17. [Site Oficial da Hall Tour 2013]
  18. [KPP’s first Movie Appearance “Kyary Pamyu Pamyu Movie” will be screened one day only! Also, KPP World Tour Photo Book will be released!]
  19. [100% KPP WORLD TOUR 2013]
  20. [[http://radiobanzai.com.br/v2/?p=515 KYARY PAMYU PAMYU INTERPRETA MÚSICA TEMA DE “STAR TREK INTO DARKNESS”
  21. «Kyary is in a Hospital Before Her 23rd Birthday? (em inglês)». Harajuku Kawaii Style. 29 de janeiro de 2016. Consultado em 12 de janeiro de 2017 
  22. «Kyary Pamyu Pamyu KPP Best (em inglês)». AllMusic. Consultado em 11 de janeiro de 2017 
  23. «l-tike HMV: Online Shopping & Information Site for Music/ DVD/ Blu-ray/ Books/ Games/ Goods [English Site]». www.hmv.co.jp. Consultado em 1 de junho de 2016 
  24. «CDJapan : Japanese Anime, Jpop, Japanese music, Game music, Japanese movie, CD, DVD». CDJapan. Consultado em 1 de junho de 2016 
  25. Russell, Erica (27 de dezembro de 2016). «Charli XCX and Kyary Pamyu Pamyu Collaborate on 'Crazy Crazy' New Single (em inglês)». PopCrush. Consultado em 12 de janeiro de 2017 
  26. «デビュー5周年を迎えるきゃりーぱみゅぱみゅ、世界と日本をつなぐ「5つのたくらみ」を発表!». KPP 5th Anniversary Special Website (em japonês). Consultado em 1 de junho de 2016 
  27. «Kyary Pamyu Pamyu anuncia projeto para seu quinto aniversário de carreira». Grupo Karate Bugmen. 2 de fevereiro de 2016. Consultado em 1 de junho de 2016 
  28. «LAWSON-TICKET & HMV: Online Shopping & Information Site for Music/ DVD/ Blu-ray/ Books/ Games/ Goods [English Site]». www.hmv.co.jp (em japonês). Consultado em 14 de março de 2017 
  29. «CDJapan : Japanese Anime, Jpop, Japanese music, Game music, Japanese movie, CD, DVD». CDJapan (em inglês) 
  30. «Amazon | 本, ファッション, 家電から食品まで | アマゾン». Consultado em 14 de março de 2017 
  31. «Kyary Pamyu Pamyu Brasil». www.facebook.com. Consultado em 14 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kyary Pamyu Pamyu
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.