Kyle Katarn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dados Pessoais
Planeta Natal Sulon
Espécie Humana
Gênero Masculino
Arma Sabre de Luz Verde e Azul
Afiliação Ordem Jedi
Padawan Mara Jade, Jaden Korr, Rosh Penin
Mestre Luke Skywalker

Kyle Katarn é um personagem na franquia Star Wars. Apareceu pela primeira vez no jogo Star Wars: Dark Forces e depois em outros jogos, e é um popular personagem no Universo Expandido de Star Wars. Ele nasceu em Sulon, um satélite de Sullust. Era filho de Morgan e Patrícia Katarn. Quando era bem pequeno e morava na fazenda de seus pais, em Sulon, sua mãe foi morta pelo droide de extermínio de insetos das plantações, que estava com defeito. Kyle tentou ajudar seu pai de toda maneira, e entrou para a Academia Imperial, que lhe daria educação gratuita para que, mais tarde, pudesse arrumar um bom emprego. Acabou se tornado um oficial Stormtrooper e lutou para o Império, contra a Rebelião, em diversas batalhas. Kyle começou a suspeitar de seu potencial com a Força quando, durante uma luta em uma base Rebelde, ele teve várias premonições da Força que salvaram as vidas de vários membros de seu time de ataque. Nessa missão, Kyle conheceu Jan Ors, uma agente Rebelde. Quando Kyle descobre que o Império teve participação na morte de seu pai (que na verdade tinha sido morto pelo Jedi Sombrio Jerec), ele abandona o serviço imperial, e então vai trabalhar como mercenário ao lado de sua grande amiga Jan. Numa dessas missões, ele é contratado pela Aliança Rebelde, e rouba os planos da segunda Estrela da Morte.

O Vale dos Jedi[editar | editar código-fonte]

Um ano após a Batalha de Endor, Kyle foi visitado pelo espírito do Jedi Qu Rahn, que contou à Kyle sobre a herânça Jedi de seu pai. Em Nar Shaddaa, o droide 8t88 é pago por Jerec para que ele lhe entregue um disco que pertencia à Morgan Katarn. Kyle pega o disco e vai para Sulon, onde o assiste. Há uma mensagem de seu pai, que lhe conta sobre os caminhos jedi e lhe entrega o sabre de luz de Qu Rahn (que estava dentro de WeeGee, o droide onde Kyle inseriu o disco). Os Sete Jedi Sombrios (assim conhecido o grupo formado por Jerec, Yun, Sariss, Maw, Boc, Gorc e Pic) roubam o mapa para o Vale dos Jedi, um lugar sagrado onde havia muita energia da Força guardada. Kyle luta e derrota todos eles. Quando foi lutar com Sariss, seu sabre foi destruído e ele pega o de Yun, que havia sido morto defendendo Kyle. Chegando ao Vale dos Jedi com Jan, derrota Jerec, que planejava pegar todo o poder do Vale para si.

A Nova Ordem Jedi[editar | editar código-fonte]

Kyle vai para a Academia Jedi, em Yavin 4, onde treina Mara Jade. Abandona a Academia, por medo de sucumbir ao lado sombrio, deixando seu sabre com Luke Skywalker. Porém, quando o lorde sith chamado Desann e sua aprendiz Tavion sequestram Jan e finjem sua morte, Kyle, com desejo de vingança, vai ao Vale dos Jedi e volta à Academia Jedi para recuperar seu sabre. Então, parte para Bespin, onde luta contra Tavion. Quando Kyle já ia matá-la, ela implora piedade e diz que Jan não morreu e lhe conta como chegar até ela. Kyle deixa que ela fuja e parte para resgatar Jan da nave de Galak Fyyar. Depois do resgate, vai para Yavin 4 para lutar contra Desann.

Depois de derrotar Desann, ele vai para a Academia Jedi de Skywalker para ajudá-lo a treinar os padawans. Seus primeiros padawans (depois de Mara Jade) foram Jaden Korr e Rosh Penin. Ele casou-se com Jan.

Ele também ajudou Luke Skywalker na guerra Yuzhann Vong