L'Osservatore Romano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
L'Osservatore Romano
L'Osservatore Romano
Periodicidade Diariamente em italiano

Semanalmente em outras línguas

Formato Berlinense
Sede Vaticano
Slogan unicuique suum (a cada um o seu) e no praevalebunt ("Os portões do Inferno" não prevalecerão)
Fundação 1 de julho de 1861 (156 anos)
Fundador(es) Marcantonio Pacelli
Diretor Giovanni Maria Vian


L'Osservatore Romano (em português O Observador Romano) é o periódico publicado na Cidade do Vaticano. Faz a cobertura de todas as atividades públicas do Papa e publica editoriais escritos por membros importantes do clero da Igreja Católica. Ele sai todos os dias, exceto o domingo, no início da tarde com a data do dia seguinte.

L'Osservatore Romano e o jornal da "Cidade do Vaticano". O boletim oficial da "Santa Sé" e Acta Apostolicae Sedis. Os artigos oficiais em L'Osservatore Romano estão limitados ao título "Nostre Informazioni". Pelo resto, expressa a opinião de seus editores e colaboradores.[1] [2] Não é um órgão oficial da Santa Sé, mas é uma das três fontes oficiais para a divulgação de notícias sobre a Santa Sé, juntamente com a Rádio Vaticano e o Vatican Media.[3]

Seus lemas são: unicuique suum (a cada um o seu) e no praevalebunt ("Os portões do Inferno" não prevalecerão) os quais estão impressos sob o título na primeira página.

Editores-chefes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mateo Bunson, The Pope Encyclopedia, Corona, 1995:[1]
  2. Philippe Levillain, The Papacy: An encyclopedia, Routledge 2002 pp 1082 [2]
  3. Luciano Mazzei, Chiesa e informazione, L'Erma di Bretschneider 1997 pp 131: [3] : O artigo 3.1 do regulamento Osservatore Romano indica: "Si può specificare che L'Osservatore Romano è il "giornale ufficiale della Santa Sede limitatamente alla pubblicazione di documenti ufficiali, della rubrica Nostre Informazioni e della rubrica Santa Sede. Risponde in quanto giornale degli articoli e delle note redazionali non firmate o non segnate. Per tutto il resto esprime l'opinione dei suoi redattori e collaboratori, che ne rispondono al Direttore Responsabile e, per suo tramite, all'opinione pubblica"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.