Lá
Lá[1][2] é a sexta nota da escala diatônica de do
Nome[editar | editar código-fonte]
O nome original desta nota deriva do início do sexto verso do hino religioso Ut queant laxis, usado por Guido d'Arezzo para nomear todas as notas musicais:
- Ut queant laxis
- resonare fibris
- mira gestorum
- famuli tuorum
- solve polluti
- →labii reatum
- Sante Iohannes. (Si)
Antes da adoção do solfejo, as notas eram chamadas por letras. A nota lá corresponde à nota A. Em diversas línguas este nome ainda é usado e mesmo em português usa-se o nome A em cifras.
Altura[editar | editar código-fonte]
No temperamento igual, a nota lá é usada como referência de altura para todas as outras notas e por isso costuma-se fazer referência ao diapasão de lá sempre que se deseja indicar qual a freqüência das demais notas. O lá que fica logo acima do dó central do piano tem a freqüência de 440 Hz[1]. Esta altura já foi diferente e foram usadas freqüências de lá variando de 430 a 460 Hz. Até a metade do século XX cada país adotava uma freqüência de diapasão diferente, mas hoje em dia considera-se a afinação de 440 Hz como padrão, seguido por todos os países e fabricantes de instrumentos musicais. Tem dois enarmônicos, sol dobrado sustenido (G♯♯)[1][2] e si dobrado bemol (B♭♭)[1][2].