Lílian Evans Potter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lily Evans Potter
Lily Potter
Lily-Evans.jpg
Dados pessoais
Sexo Feminino
Nascimento 30 de janeiro de 1960
Cabelo Ruivos, longo e forte
Olhos Verdes brilhantes, amendoados
Sangue Nascido trouxa
Família Petúnia Evans (Irmã)

James Potter (Esposo)

Harry Potter (Filho)

Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Ordem da Fênix
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Intérprete Geraldine Somerville
Personagem da série Harry Potter

Na série de livros da escritora J. K. Rowling sobre Harry Potter, Lily Potter, ou Lílian Potter na versão brasileira, é a mãe do protagonista. Ela morre antes de a narração começar. Nasceu em 30 de janeiro de 1960. Os seus pais eram Trouxas, mas adoravam a ideia de a sua filha ser uma bruxa e apoiaram-na quando foi para Hogwarts. Pelo contrário, a sua irmã mais velha, Petúnia, que tinha inveja de toda a atenção que os seus pais davam a Lílian. Este rancor prolongou-se ao longo da vida de ambas, e, mesmo depois da morte de Lílian, Petúnia continuou a exteriorizar o seu ódio pelo sobrinho.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ida para Hogwarts[editar | editar código-fonte]

Lílian frequentou Hogwarts de 1971 a 1977, e foi selecionada para a casa da Grifinória. Era uma excelente aluna e foi nomeada Chefe de Turma no seu último ano.

Em Hogwarts, conheceu o seu futuro marido, Tiago Potter. Por volta do 5º ano, Lílian não gostava muito de Tiago, por ele ser exibicionista e ter uma atitude um pouco arrogante. Ele, pelo contrário, parecia gostar dela, mas os dois passavam a vida a discutir. No entanto, quando Tiago se tornou mais maduro, os dois aproximaram-se e começaram a sair juntos no 7º ano.

Casamento, fuga para Godric's Hollow e morte.[editar | editar código-fonte]

Lílian e Tiago casaram-se pouco depois de deixarem Hogwarts e juntaram-se à Ordem da Fênix. Eram apoiadores de Dumbledore na luta contra Voldemort e enfrentaram-no várias vezes, sobrevivendo por três vezes. Em Julho de 1980 nasceu o unico filho do casal, Harry.

Quando os Potter souberam que o Lorde das Trevas andava atrás deles, esconderam-se numa vila chamada Godric's Hollow protegidos pelo Feitiço Fidelius. Eles nomearam o melhor amigo de Tiago, Sirius Black, como seu Fiel do Segredo. Infelizmente, Sirius convenceu-os a nomearem antes outro amigo deles, Peter Pettigrew, para o seu lugar. Pettigrew traiu os Potters e revelou o seu esconderijo a Lord Voldemort.

Na noite de 31 de Outubro de 1981, o Lorde das Trevas apareceu em sua casa, pretendendo matar Harry. Depois de matar Tiago, ofereceu a Lílian a oportunidade de ser poupada, se o deixasse destruir Harry. No entanto, Lílian recusou-se e morreu para salvar a vida do filho. Este sacrifício invocou uma magia muito antiga, que protegeu Harry da maldição de Voldemort.

Outras informações[editar | editar código-fonte]

Lílian é descrita nos livros como sendo uma pessoa extremamente bondosa e que protegia os mais fracos, no livro " Harry Potter e a Ordem da Fênix" podemos ver como defendia Severo Snape de Tiago por serem muito amigos. No entanto Severo ofendende-a, dando fim á amizade, no sétimo livro sabemos que a ofensa proferida por Snape foi acidental. Ele, na verdade, nutria um amor profundo por Lílian, desde que eram crianças, e foi este amor que o fez deixar de ser um Comensal da Morte e se tornar aliado de Dumbledore, ajudando-o a proteger Harry Potter. O Patrono de Snape é uma corça, igual ao de Lílian, porque ele a amava.

Árvore Genalógica[editar | editar código-fonte]