Língua bangala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bangala
 (Bangála)
Falado em: República Democrática do Congo República Democrática do Congo
Sudão do Sul Sudão do Sul
Uganda Uganda
Total de falantes: 2-3,5 milhões
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-Congo
  Volta-Congo
   Benue-Congo
    Bantoide
     Meridional
      Bantu-estreito
       Bangi ntomba
        Bangala
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: bnt
ISO 639-3: bxg

O bangala é uma língua bantu falada no nordeste da República Democrática do Congo, no Sudão do Sul e no extremo oeste de Uganda. O bangala é usado como língua franca por diferentes tribos e raramente é falado como primeira língua. O número estimado de falantes dessa língua varia entre 2 e 3,5 milhões[1]. O bangala é falado a leste e a nordeste da área onde o lingala é falado.

História[editar | editar código-fonte]

Com a expansão do lingala na região, seu vocabulário foi substituído em grande parte pelo léxico de outras línguas regionais e assim se tornou uma espécie de interlíngua (uma língua resultante da mistura de duas ou mais línguas) e foi classificado como uma língua separada – bangala. O vocabulário do bangala varia dependendo da primeira língua dos falantes.

Por volta dos anos 1980, com a crescente popularidade do lingala, os jovens das cidades grandes começaram a adotar o uso do lingala no cotidiano a ponto de o bengala se tornar mais um dialeto que uma língua separada em si.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. [1] Language-museum.com sample Bangala text

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.