Língua chayahuita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Chayahuita (Cahuapana)
Falado em: Peru
Região: rios Paranapura, Cahuapanas, Sillay, Shanusi
Total de falantes: 11,4 mil (2000)
Família: Cahuapana
 Chayahuita
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: cbt

Chayahuita é uma língua ameríndias falada por alguns milhares da nativos Chayahuitas do Peru, ao longo dos rios Paranapura, Cahuapanas, Sillay, e Shanusi. É também chamada Chayawita, Chawi, Tshaahui, Chayhuita, Chayabita, Shayabit, Balsapuertino, Paranapura, e Cahuapa. 1 a 5% dos falantes são alfabetizados na língua, sendo de 5 a 15% em espanhol. Há dicionário da língua desde 1978. Não é mutuamente inteligível com a língua jebero, embora haja algum vocabulário em comum, em especial para termos oriundo da língua quíchua meridional.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Para o Chayahuita foi desenvolvida uma forma do alfabeto latino muito simplificada com somente as vogais A, I e U e as consoantes C, H, H, M, N, P, R, S, T, W, ? com alguns diacríticos

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Ya'ipi piyapinpoa' capini noya ninosorocaso' ya'huërin. Ya'ipinpoa' yonquirëhua'. Noya nicacaso' nitotërëhua'. Napoaton iyanpoa pochin ninosorocaso' ya 'huërin.

Português

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. (art. 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]