Língua kurru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kurru
Falado em: Índia  Índia
Região: Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Karnataka
Total de falantes: 63 mil
Família: Dravídica
 Dravídica Sul
  Kurru
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

Kurru, Kurru basha, Kulavatha ou Yerukula é uma língua Dravídica falada por cerca 63.133 (Censo 1991) de tribos da etnia Yerukula (Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Karnataka).

É da sub-família Dravídica Suk, sendo aproximada das línguas Ravula e Irula, entre as quais há um proximidade léxica de 53% a 81%. A proximidade do léxico Kurru com Irala é de 28% a 45%, com Ravula de 33% a 38%; com Tamil de 27% a 45%.(Dados Setembro 20008).

Há um único livre escrito e publicado em Yerukala, "Yerukula Dialect" - G. Srinivasa Varma, Dept. of Linguistics, Annamalai University, 1978.

Alguns termos de relações familiares em Kurru:

Português Kurru Português Kurru Português Kurru
Pai Aava Pai do pai Jejaava Pai da mãe Jeji
Mãe Amma Mãe do pai Tata Mãe da mãe Ammamma
Filho Momu Irmão mais velho Berannu Irmão mais jovem Thenbhi
Filha Maga Filha mais velha Berukka Filha mais jovem Thangisee
Neta Pethi Neto Pyathu Mãe do pai Atta
Cunhada + velha Nanga Cunhada + jovem Merchenchi Tio Mama

Escrita[editar | editar código-fonte]

O índice de alfabetização entre os Kurru-Yerukala é baixo. Uma escrita própria para a língua foi desenvolvida pela professora S. Prasanna Sree1 da Universidade de Andhra, Visakhapatnam, Andhra Pradesh. Prasanna Sree desenvolveu escritas com base em escritas indianas já existentes para certos sons comuns a outras línguas locais, porém com diferentes conjuntos de caracteres para cada uma das línguas relacionadas, tais como o bagatha, o jatapu, o kolam, o konda-dora, o porja, o koya, ogadaba, o kupia e outras.

  • Possui 13 sons vogais com símbolos para vogais que, conforme a simbologia, podem ser isoladas (no início da sílaba) ou conjuntas: a aa e ee u uu ae aaae i o oo ou aum auh
  • e 21 sons consonantais, que podem ser curtos ou longos (símbolos diferenciados): ka gha gna cha já ta da tha dha na pa bha ma ya ra la va as ha

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]