Língua mazaua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mazaua

Jñatjo

Falado(a) em: México
Região: México (estado), Michoacán
Total de falantes: 128 mil (1990)[1]
Família: Oto-Mangueana
 Oto-Pameana
  Otomiana
   Mazaua
Estatuto oficial
Língua oficial de: Secretaría de Educación Pública
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: ambos:
mmc — Mazahua Michoacan
maz — Mazahua Central
Língua Mazaua – nº 4, azul escuro, noroeste

A língua mazaua (ou Mazawa, Mazahua) é uma língua ameríndia do México faladas nos estados centrais de México e Michoacán pelo grupo étnico dos Mazahuas, os quais chamam a si próprios de ñatho. Mazahua é uma língua línguas mesoamericanas que apresenta muitos traços desse grupo linguístico.

Falantes[editar | editar código-fonte]

Junto com outras 62 línguas, o mazaua é reconhecida por lei estatutária do país.[2] como [[língua oficial da Cidade do México e em outras divisões administrativas, tendo tratamento igual ao da língua castelhana. A maior concentração de falantes se encontra na municipalidade de San Felipe del Progreso, Estado do México, proximidades de Toluca.

Uma programa em língua mazahua é apresentado na estação de rádio XETUMI-AM de Tuxpan, Michoacán, pela Comissão Nacional de Desenvolvimento de Povos Indígenas.

Classificação[editar | editar código-fonte]

As línguas mais próximas da Mazaua são as línguas Otomi, Matlatzincae Ocuilteco/Tlahuica, as quais junto com o Mazaua formam o sub-grupo das línguas otominanas, parte das línguas oto-pameanas, que é ramo das oto-mangueanas.

Escrita[editar | editar código-fonte]

A língua mazaua usa o alfabeto latino sem as letras H, Q, V, W e sem os C e H isolados, os quais são, porém, usados no dígrafo Ch. São usadas também as formas Ñ, Pj, Ts, Rr, Zh. As vogais podem ser também usadas com barra inferior ou com barra no meio (nesse caso, exceto o I)

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Características[editar | editar código-fonte]

O mazahua é uma língua tonal que apresenta os tons alto, baixo e decrescente. São oito os fonemas vogais orais, sete de contraste nasal e 45 sons consoantes. Essa é a característica mais notável do mazaua, a enorme quantidade de fonemas, cerca de sessenta, o dobro, por exemplo, da quantidade de sons da língua inglesa.

Entre os sons consoantes temos os ejetivos, os implosivos e os contrastivos sonoros-surdos (ver tabela a seguir). Junto com a língua sindi e a Tukang besi, a língua mazahuaé um raro caso de idioma com verdadeiras consoantes implosivas numa região bem distante de línguas que as usam. Também é uma das poucas línguas com fricativas ejetivas [3].

Consoantes[editar | editar código-fonte]

Bilabial Alveolar Palatal Velar Glotal
plain Labializada
Nasal/ Oclusiva Glotalizada ɲʼ
Surda ɲ̥
plana m n ɲ
implosiva ɓ ɗ
Plosiva Ejetiva kʼʷ
Aspirada kʷʰ
Não aspirada p t k ʔ
Sonora ɡ ɡʷ
Africada ejetiva tsʼ tʃʼ
Aspirada tsʰ tʃʰ
Não aspirada ts
Fricativa ejetiva
Aspirada
Surda s ʃ h
Sonora z ʒ
Aproximante glotalizada
Surda ȷ̊ ʍ
plana   l j w
Vibrante r

Vogais orais[editar | editar código-fonte]

Anterior Posterior
Fechada i u
Semifechada e o
Média ə
Semiaberta ɛ ɔ
Aberta a

Vogais nasais[editar | editar código-fonte]

Anterior Posterior
Fechada ĩ ũ
Semifechada õ
Semiaberta ɛ̃ ɔ̃
Aberta ã

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Texe yo nte'e chjetrjoji, angezeji ximi xo'oji ñeje k'inchiji, nesta ra ngara na jo'o k'o dyaja e nte'e.

Português

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. (Artigo 1º - Declaração Universal dos Direitos Humanos]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. According to the 1990 INEGI census. The Ethnologue counts some 350,000 Mazahua, but this number is thought to be exaggerated (Knapp 2002).
  2. The Ley General de Derechos Lingüísticos de los Pueblos Indígenas Arquivado em 8 de fevereiro de 2007, no Wayback Machine. ("General Law of the Linguistic Rights of Indigenous peoples"), decree published 13 March 2003
  3. Ian Maddieson (with a chapter contributed by Sandra Ferrari Disner); Patterns of sounds; Cambridge University Press, 1984. ISBN 0-521-26536-3

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Knapp Ring, Michael Herbert, Fonología del mazahua, Tesis de licenciatura, ENAH, México, 1996
  • Michael Knapp, 2002 “Elementos de dialectología Mazahua" In "Del Cora Al Maya Yucateco: Estudios Linguisticos Sobre Algunas Lenguas Indigenas Mexicanas" Paulette Levy (Ed.), Universidad Nacional Autonoma De Mexico

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Mazaua em Omniglot.com