Língua nupe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nupe
Falado em: Nigéria
Região: Níger, Kwara Norte, Kogi, Território da Capital Federal
Total de falantes: 800 000
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-congolesa
  Volta–Níger
   noi
    Nupoide
     Nupe–Gbagyi
      línguas nupes
       Nupe
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: nup

A língua nupe (Nufawa, Nupeci, Nupecidji, Nupenchi, Nupencizi) é falada principalmente pelo povo Nupe da região do Cinturão Médio da Nigéria; sua distribuição geográfica está limitada à parte centro-oeste da região e mantém o predomínio no estado de Níger.

Nupe é um grupo étnico vibrante predominantemente na zona Norte-Central da Nigéria em estados como o Níger, Kwara, Kogi, Nasarawa, Benue e o Território da Capital Federal. Eles também representam uma minoria delas localizadas no estado Yauri, Kebbi, no extremo Norte Zona Oeste. A língua cujos falantes são referidos como Nupecizhi ou Nupes e Takpa por Yorubas, Nufawa por Hausas e cuja origem remonta à Idade Média, quando os egípcios invadiram o então sul da Núbia e bacia do Congo que levou à migração maciça de alguns de seus povos para estabelecerem-se ao longo das zonas costeiras do rio Níger e Kaduna.[1]

A língua Nupe é uma língua tonal, uma característica comum da maioria das línguas africanas que usam todos os tipos de discursos para uma comunicação eficaz e eficiente. Os discursos vêm em forma de egankogi (parábola), gangba (aviso), egancin (idioma), ecingi (crivo / contos), eganmagan (provérbio).[2] Nupe é uma língua falada pelo povo Nupe, que vive principalmente no Estado do Níger, na Nigéria, ocupando uma planície de cerca de 18 mil km² na Bacia do rio Níger, principalmente ao norte do rio entre os confluentes de Kontagora e Guara, de Kainji a abaixo de Baro. As evidências linguísticas sugerem que a língua Nupe pertence ao ramo Nupoid do grupo de línguas Benue-Congo. Outros idiomas do grupo são Igbira (Ebira), Gbagyi (Gbari), Gade e Kakanda. Nupe está mais próximo de Gbari e Kakanda em estrutura e vocabulário. Existem pelo menos dois dialetos marcadamente diferentes: Nupe central e Nupe Tako.

Provérbios[editar | editar código-fonte]

Ditos comuns vêm nas formas de egankogi (parábola), gangba (aviso), egancin (idioma), ecingi (enigma / contos) e 'eganmagan'. (provérbio).[3]

Eganmagan (provérbio, plural eganmaganzhi) são ditos sábios falados entre os Nupes. São provérbios didáticos que educam, entretêm e ensinam moralidade. Eles fazem parte da cultura oral sobre normas e ética das sociedades Nupe e são transmitidos de uma geração para outra através de canções, histórias, fábulas, contos populares, mitos, lendas, encantamentos, discussões comunitárias e adoração.

Semelhante a outros provérbios africanos, os provérbios Nupe associam ou relacionam a ação das pessoas ao seu ambiente imediato, a fim de explicar ou corrigir situações, normas, questões ou problemas particulares. Eles também iluminam, advertem e aconselham, ou ensinam linguagem para mudar a percepção que se acredita ser realidade.[4]

Fonologia e escrita[editar | editar código-fonte]

A a B b C c D d Dz dz E e F f G g Gb gb H h I i J j K k Kp kp L l
/a/ /b/ /t͡ʃ/ /d/ /d͡z/ /e/ /f/ /g/ /ɡ͡b/ /h/ /i/ /d͡ʒ/ /k/ /k͡p/ /l/
M m N n O o P p R r S s Sh sh T t Ts ts U u V v W w Y y Z z Zh zh
/m/ /n/ /o/ /p/ /r/ /s/ /ʃ/ /t/ /t͡s/ /u/ /v/ /w/ /j/ /z/ /ʒ/
An an In in Un un
/ã/ /ĩ/ /ũ/
indicação de tons
Alto (´) acento agudo
Baixo (`) acento grave
Médio sem marcação
Decrescente (ˆ) acento circunflexo ou (ˇ) caron
Rising tone (ˇ) caron ou (ˆ) circumflexo

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ibrahim, Isyaku Bala (2009) Eganmaganzhi Nupe (Nupe Proverbs), over a thousand (1000) proverbs). Minna: Gandzo Enterprises.
  2. Ibrahim, Isyaku Bala (2009) Eganmaganzhi Nupe (Nupe Proverbs), over a thousand (1000) proverbs). Minna: Gandzo Enterprises.
  3. Ibrahim, Isyaku Bala (2009) Eganmaganzhi Nupe (Nupe Proverbs), over a thousand (1000) proverbs). Minna: Gandzo Enterprises.
  4. Ibrahim, Isyaku Bala (2009) Eganmaganzhi Nupe (Nupe Proverbs), over a thousand (1000) proverbs). Minna: Gandzo Enterprises.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Nigéria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.