Língua polissintética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tipologia linguística
Morfológica
Língua analítica
Línguas isolantes
Língua sintética
Língua flexiva
Língua aglutinante
Língua polissintética
Língua oligossintética
Morfossintática
Alinhamento
Nominativo-Acusativo
Nominativo marcado
Ergativo-Absolutivo
Ergativo dividido
Austronésio
Ativo-Estativo
Sujeito nulo
Papel theta
Pivô sintático
Língua ativa
Língua tripartite
Ordem das palavras
Sujeito-Verbo-Objeto
Sujeito-Objeto-Verbo
Verbo-Sujeito-Objeto
Verbo-Objeto-Sujeito
Objeto-Sujeito-Verbo
Objeto-Verbo-Sujeito
Tempo-Maneira-Lugar
Lugar-Maneira-Tempo
Léxico
Nome das cores
Numeral

As línguas polissintéticas são línguas cujas palavras contêm um alto número de morfemas em seu léxico. Uma língua sintética possui mais de um morfema por palavra, o que ocorre na maioria das línguas, mas uma língua polissintética possui tal grau de ligação morfológica que normalmente é usada para expressar que ocorre, de certa forma, a incorporação, como a união de verbos e substantivos na mesma palavra. Pelo menos, o número, a pessoa e o tipo de substantivo tanto do sujeito como do complemento directo são de alguma forma marcados no verbo, o que permite que a ordem das palavras seja muito livre. Alguns exemplos de línguas polissintéticas são o groenlandês, algumas línguas da família tupi-guarani e diversas línguas do Cáucaso.

Classificação[editar | editar código-fonte]

A classificação de línguas quanto a fatores morfológicos vem sendo utilizada há anos na linguística. Dentre as possibilidades morfológicas das línguas sintéticas, os idiomas polissintéticos apresentam o maior número de morfemas por palavra dentro de um contínuo. No outro extremo estão as línguas isolantes.

Tome-se o exemplo da seguinte palavra em groenlandês:

Aliikusersuillammassuaanerartassagaluarpaalli.
(trad. "Entretanto, eles dirão que ele é um ótimo comediante/ator, mas…")

Aquilo que no português seria expresso numa frase, é dito nesse idioma polissintético pela combinação de diversos morfemas que se juntam à palavra-base, no caso aliiku-, que significa "entretenimento". Analisemos a palavra:

aliiku-sersu-i-llammas-sua-a-nerar-ta-ssa-galuar-paal-li
entretenimento-prover-Verbo transitivo-um-bom-em-COP-dizer.que-REP-FUT-certamente-mas-3.PL.SUBJ/3SG.OBJ-mas

Os diferentes morfemas se unem geralmente à raiz do substantivo ou verbo e contêm significados que seriam expressos por meio de diferentes palavras numa Língua flexiva, como é o caso do português.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.