Língua yidgha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yidgha

nq

Falado(a) em: Paquistão
Região: Chitral
Total de falantes: 6.150 (2000)
Família: Indo-europeia
 Indo-Iraniana
  Iraniana
   Iraniana Oriental
    Yidgha
Escrita: Árabe (Nastalique)[1]
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: ydg

Yidgha (nq|یدغہ) é uma língua Iraniana Oriental do grupo das línguas pamir falada no vale superior de Lotkoh (Tehsil Lotkoh) do Distrito de Chitral na província Khyber Pakhtunkhwa do Paquistão. O yidgha é bem semelhante à língua munji falado no lado afegão da fronteira.

A área de Garam Chashma tornou-se importante durante a Guerra do Afeganistão (1979–1989) porque os soviéticos não conseguiram impedir o fluxo de armas e homens para frente e para trás no Passo de Dorah que separa Chitral do Badaquexão no Afeganistão. Quase toda a população de língua Munji do Afeganistão fugiu pela fronteira para Chitral durante a Guerra no Afeganistão.

Estudos[editar | editar código-fonte]

A língua Yidgha não foi estudada seriamente por linguistas, exceto que ela é mencionada por Georg Morgenstierne (1926), Kendall Decker (1992) e Dr. [Badshah Munir Bukhari (2005). Uma descrição conjunta de 280 páginas do Yidgha e do Munji (fonética e gramática descritiva e histórica, glossário com etimologias onde possível) é fornecida por Morgenstierne (1938).

O lingüista norueguês Georg Morgenstierne escreveu que Chitral é a área de maior diversidade lingüística do mundo. [2] Embora a Khovar seja a língua predominante do Chitral, mais de dez outras línguas são faladas aqui. Estes incluem Kalasha-mun, [língua palula|[Palula]], Dameli, Gawar-Bati, Nuristani, a própria Yidgha, Burushaski, Wakhi, Quirguiz e Pashto. Uma vez que muitas dessas línguas não têm forma escrita, as cartas são geralmente escritas em Urdu.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]