Línguas cananitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Línguas canaanitas)
Línguas cananitas
Distribuição
geográfica
Levante
Classificação linguística Afro-asiática
Subdivisões

As línguas canaanitas ou cananeias são uma subfamília das línguas semitas faladas pelos antigos povos da região de Canaã, incluindo os canaanitas, os israelitas e os fenícios. Todas se extinguiram como línguas nativas durante o primeiro milênio d.C., embora o hebraico tenha permanecido continuamente em uso religioso e literário entre os judeus, sendo posteriormente ressuscitado como o idioma falado cotidianamente durante o século XIX por Eliezer Ben Yehuda. A expansão fenícia (e, posteriormente, cartaginesa) espalhou os idiomas canaanitas para o Mediterrâneo Ocidental por algum tempo, porém ele eventualmente se extinguiu também na região, embora tenha sobrevivido por algum tempo depois da própria Fenícia.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

As principais fontes para o estudo das línguas canaanitas são a Bíblia hebraica (Tanakh') e inscrições como:

As inscrições canaanitas extra-bíblicas foram reunidas juntamente com inscrições em aramaico no livro Kanaanäische und Aramäische Inschriften, e podem ser referenciadas como KAI n (onde n é um número; a Estela de Mexa, por exemplo, é "KAI 181").

Características[editar | editar código-fonte]

As línguas canaanitas, juntamente com as línguas aramaicas e ugaríticas, formam o subgrupo semita do noroeste. Algumas características que distinguem o canaanita do aramaico são:

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 21 de março de 2011. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2004 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Canaanite languages».

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Semitic Languages. Routledge Language Family Descriptions. Robert Hetzron (ed.). Nova York: Routledge, 1997.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]