Línguas volta–níger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde julho de 2019). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Volta–Níger
Benue Ocidental–Congo
Kwa Leste
Distribuição
geográfica
África Ocidental, do Gana oriental até a Nigéria central
Classificação linguísticaNigero-congolesa
Subdivisões
GlottologNenhum
Nigeria Benin Cameroon languages.png
Alguns ramos importantes das famílias Volta-Niger e Benue-Congo estão concentrados na Nigéria, Camarões e Benin.

A família de línguas Volta–Níger, também conhecida como Benue Ocidental–Congo ou Kwa Leste, É um dos ramos de línguas da família Níger–Congo, com talvez 50 milhões de falantes. Entre estas estão as línguas mais importantes da Nigéria, Benim, Togo, e do sudeste de Gana: iorubá, Igbo, Bini, Fon, e Ewe.

Essas línguas foram colocadas de forma variada nas famílias Kwa ou línguas benue-congo), mas Williamson & Blench (2000) separam-nas de ambas. As fronteiras entre os vários ramos de Volta-Níger são bastante vagas, sugerindo a diversificação de um dialeto contínuo, em vez de uma clara divisão de famílias

Mapa das línguas da África ocidental

Os grupos constituintes da família Volta-Níger, juntamente com as línguas mais importantes em termos de número de falantes, são os seguintes (com número de línguas para cada ramo entre parênteses):

Volta–Níger  

Akpes (1)



Ayere–Ahan (2)



Gbe (21: Fon [2 milhões], Ewe [3 milhões])


  Defoide  

ioruboides (15: Igala [1 milhão], Iorubá [22 milhões])



Edoides (27: Edo [Bini, 1 milhão])



Arigidi (1)



igboides (7: Igbo [18 milhões])



 noi 

Nupoides (12: Ebira [1 milhão], Nupe [1 milhão])



Oko (1)



Idomoides (9: Idoma [600,000])




? Ukaan (1)



As línguas ioruboides e arigidi foram ligadas uma vez como o ramo defoide, mas mais recentemente, edoides e igboides foram sugeridos para ser ramos primários como ainda um grupo sem nome, muitas vezes abreviado yeai. Similarmente, Oko, nupoides, e idomoides são agrupados frequentemente sob o acrônimo noi. Ukaan É uma língua Atlântico-Congo, mas não está claro se pertence à família Volta-Niger; Blench suspeita que está mais perto de Benue-Congo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Wolf, Paul Polydoor de (1971) The Noun Class System of Proto-Benue–Congo (Thesis, Leiden University). The Hague/Paris: Mouton.
  • Williamson, Kay (1989) 'Benue–Congo Overview', pp. 248–274 in Bendor-Samuel, John & Rhonda L. Hartell (eds.) The Niger–Congo Languages — A classification and description of Africa's largest language family. Lanham, Maryland: University Press of America.
  • Williamson & Blench (2000) 'Niger–Congo', in Heine & Nurse, Línguas Afrocanas