Lítla Dímun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lítla Dímun
Lítla Dímun está localizado em: Ilhas Feroe
Lítla Dímun
Localização no arquipélago das Ilhas Feroe
Coordenadas: 61° 37' 59" N 6° 42' 29" O

Localização de Lítla Dímun
Geografia física
País Ilhas Feroé,  Dinamarca
Arquipélago Ilhas Feroe
Ponto culminante 414 m
Área 0,82  km²

Lítla Dímun

Lítla Dímun é uma das Ilhas Faroés. Situa-se entre as ilhas de Suðuroy e Stóra Dímun. É a menor das 18 ilhas principais, com menos de 1 km² de área, sendo a única desabitada. A ilha pode ser observada a partir das povoações de Hvalba e Sandvík.

O nome significa "Pequena Dímun", por oposição à ilha de "Stóra Dímun" ou "Grande Dímun". De acordo com Jakobsen, um perito em toponímia faroesa, "Dímun" pode representar um nome pré-nórdico, de origem celta, onde "di" significa "dois" e "mun" pode significar "altura".

Do ponto de vista administrativo, pertence à comuna de Hvalba, situada na ilha de Suðuroy.

O terço mais a sul da ilha é uma falésia íngreme, erguendo-se o resto da ilha para o topo da montanha de Slættirnir, com 414 metros de altitude.

A ilha é habitada apenas por ovelhas e aves marítimas, em especial pelos papagaios-do-mar. Alcançar terra é difícil e só se consegue quando as condições meteorológicas o permitem. As falésias podem ser escaladas com a ajuda de cordas, colocadas pelos donos das ovelhas, que durante o Verão sobem à ilha para visitar os seus rebanhos.

Em tempos, a ilha era povoada por uma espécie de ovelha que já não existe, caracterizada por indivíduos pequenos, assemelhando-se, de certa forma, a cabras, com pelo negro e curto. Era uma raça selvagem, muito difícil de capturar. Alguns anos após a ilha ter sido vendida por uma coroa dinamarquesa, em 1850, a habitantes de Hvalba e de Sandvík, as ovelhas foram abatidas. Em Tórshavn, no museu Føroya Fornminnissavn, é possível observar três animais empalhados desta espécie.

Tal como a maior parte das ilhas do arquipélago, a vegetação consiste de erva e pequenos arbustos.

Na ilha, é possível encontrar o local de uma batalha descrita na obra do século XIII Færeyinga Saga, a saga dos faroeses.

A ilha integra uma Área Importante para a Preservação de Aves da BirdLife International pois é um importante local de nidificação de aves marinhas, em especial do painho-de-cauda-quadrada (5000 casais) e do papagaio-do-mar (10000 casais).[1]

Mapa de Lítla Dímun
Lítla Dímun num selo


Referências

  1. BirdLife International. (2012). Important Bird Areas factsheet: Litla Dimun. Acesso a http://www.birdlife.org em 23-2-2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lítla Dímun