LDN (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"LDN"
Single de Lily Allen
do álbum Alright, Still
Lado B "Nan, You're a Window Shopper", "A New Flame", "Naive"
Lançamento Reino Unido 25 de Setembro de 2006
Formato(s) CD Single, download digital
Gravação 2006
Gênero(s) Pop, ska
Duração 3:10
Gravadora(s) EMI
Composição Lily Allen, Future Cut, Tommy McCook
Produção Future Cut
Cronologia de singles de Lily Allen
Último
"Smile"
(2006)
"Littlest Things"
(2006)
Próximo

"LDN" (abreviação de Londres em inglês) é uma canção da cantora e letrista britânica Lily Allen que foi lançada como single em sua terra natal em 25 de setembro de 2006. A canção, presente no álbum Alright, Still, foi co-escrita em parceria com Future Cut e apresenta um sample de "Reggae Merengue", escrita por Tommy McCook. A canção foi lançada originalmente no Reino Unido numa edição limitada em disco de vinil (apenas 500 cópias) ao lado de "Knock 'Em Out", outra canção do álbum. A canção foi lançada comercialmente em setembro após o sucesso do primeiro single de Allen, "Smile", e atingiu a sexta posição na parada britânica.

Informação[editar | editar código-fonte]

Letra[editar | editar código-fonte]

"LDN" é a forma como os britânicos se referem à cidade de Londres na linguagem de mensagens de texto via celular. Na letra da canção, Allen descreve um passeio de bicicleta na cidade após ter perdido a carteira de habilitação por imprudência. Com sua melodia alegre, a letra parece, num primeiro momento, descrever a cidade como sendo adorável, enquanto na verdade descreve uma realidade não tão glamourosa do lugar.

Vários episódios da vida urbana descritos sugerem que as coisas não são aquilo que parecem. A cantora alerta os ouvintes: "Quando você olha com seus olhos tudo parece legal, mas se olhar de novo verá que é tudo mentira" ("When you look with your eyes everything seems nice, but if you look twice you can see its all lies"). Entretanto, Allen julga as cenas como "impagáveis" e afirma, sarcasticamente: "Porque eu iria querer estar em outro lugar?" ("Oh why would I wanna be anywhere else?").

A letra da canção parece ser inspirada no poema "Londres" de William Blake, que analisa a cidade sob um viés semelhante.

Música[editar | editar código-fonte]

"LDN" é uma canção de ska composta no tom de maior. A canção é escrita em marca de tempo e se movimenta em 100 batidas por minuto. Apresenta uma guitarra usando uma progressão de nota dominante-tônica.

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Dois videoclipes foram feitos para promover "LDN": o primeiro é de baixo orçamento e foi gravado para o lançamento limitado da canção, já o segundo foi gravado para o lançamento comercial da canção como single. O primeiro video mostra Allen andando de bicicleta por Londres e se enfoca nos aspectos positivos da cidade, apesar da letra da canção. Já o segundo tem mais a ver com a letra da canção por mostrar duas realidades que se chocam no final.

Posição nas paradas[editar | editar código-fonte]

Parada musical (2006) Melhor
posição
Irlanda 21
Nova Zelândia 23
Reino Unido 6
Suíça 88
Parada musical (2007) Melhor
posição
Austrália 39
Brasil 43
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.