L gauge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trilhos LEGO clássicos (azuis) e modernos.
"National Train Show 2005" (detalhe).

L gauge (abreviação de "LEGO gauge") é um termo não-oficial para designar os trens (comboios em Portugal) construídos com blocos LEGO. A expressão "gauge" refere-se à bitola de uma ferrovia, com base na distância entre os trilhos. As ferrovias de modelismo seguem bitolas nas escalas N e H0 e foram reunidas no padrão "L Gauge", que recentemente tem sido utilizados pelos LEGO Train Clubs (LTCs) que tem participado mais seriamente de grandes eventos de ferromodelismo.

Existem muitas dimensões diferentes nessa designação. Elas são tipicamente especificadas pela largura dos trens em pinos ("studs", onde 1 pino ~ 8 mm). As dimensões mais utilizadas pelos trilhos-padrão e as minifigs variam de 6 pinos de largura (o tamanho dos conjuntos oficiais LEGO) a 10 pinos de largura. Desde que os trens na vida-real variam em bitola de país para país, as variações à escala são ainda maiores. Uma vez mais recorrendo aos trilhos-padrão e às minifigs, as escalas de 1/38 (10 pinos de largura nos protótipos dos Estados Unidos da América, ou 8 pinos nos da Grã-Bretanha) a 1/70 (6 pinos de largura nos protótipos da Rússia) tem sido registradas.

Os trens "L gauge" tem se tornado cada vez mais populares entre AFOLs de meia-idade, indivíduos que cresceram com o brinquedo quando jovens e frustrados com o modelismo tradicional de trens, baseado na escala H0.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]