La Boqueria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mercado de São José
Fachada do mercado
Nomes alternativos La Boqueria
Tipo Mercado
Estilo dominante modernismo catalão
Proprietário atual prefeitura de Barcelona
Dimensões
Outras dimensões 300 lojas
Área do andar 2 583
Local La Rambla (Barcelona)
Coordenadas
Logotipo do mercado

41° 22′ N 2° 10′ E

O Mercado de São José (Mercat de Sant Josep), popularmente conhecido como La Boqueria, é o primeiro dos mercados municipais de Barcelona. Foi inaugurado em 19 de março de 1840 - dia de São José no calendário católico. Era onde, antigamente, ficava o Convento de São José, sendo que, no século XIII, era o local de vendedores de carne. É um mercado onde se vendem frutas, carnes, artesanato, vinhos etc., sendo muito visitada não só pelos moradores da cidade mas também por turistas do mundo inteiro.

História[editar | editar código-fonte]

Antigamente, antes que a cidade de Barcelona derrubasse suas muralhas, produtores agrícolas da região vendiam seus produtos do lado de fora da muralha, na planície da Boqueria, em frente ao portal da Boqueria, para fugir à cobrança de impostos. Em 1586, carmelitas descalços fundaram o Convento de São José no local onde hoje se situa o mercado. No século XVIII, à medida em que a Rambla foi adquirindo maior importância como passeio urbano, os açougues nela situados foram transferidos para junto ao pomar do Convento de São José.

Em 1835, todos os mosteiros da Rambla, incluindo o convento, foram incendiados pela população. Com a destruição do convento, foi construída uma grande praça em seu lugar, que passou a abrigar o mercado. Em 19 de março de 1840, dia de São José, foi iniciada a construção de sua cobertura. Em 1914, foi construída a atual cobertura metálica do mercado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre La Boqueria