La Cousine Bette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
La Cousine Bette
A prima Bette (PT)
A prima Bete (BR)
Autor (es) Honoré de Balzac
Idioma Francês
País  França
Série Scènes de la vie parisienne, les parents pauvres
Ilustrador Georges Cain
Editora Boniface
Lançamento 1846-1847
Edição portuguesa
Tradução Sílvia Matos e Lemos
Editora Europa-América
Lançamento 2000
Páginas 355
ISBN 972-1-04752-X
Edição brasileira
Tradução Celina Luz
Editora Ediouro
Lançamento 1993
Páginas 372
ISBN 85-00-22344-8
Cronologia
Último
Pierre Grassou
Le Cousin Pons
Próximo

La Cousine Bette (em português, A Prima Bette) é um livro escrito pelo autor francês Honoré de Balzac em 1846, que faz parte da seção Scènes de la vie parisienne de sua La Comédie humaine.

O filme Cousin Bette, dirigido por Desmond Mac Anuff e lançado em 1998, conhecido no Brasil como A Vingança de Bette, foi baseado no romance.[1]

Este romance é uma das obras-primas definitivas do autor, pertence ao subgrupo "Os Parentes Pobres", do qual faz parte ainda O Primo Pons. Neste livro, a ressentida, pobre e solteirona Lisbeth Fischer, a personagem-título, vinga-se de maneira terrível de todas as humilhações verdadeiras e imagináveis que sofreu de seus parentes ricos. O trágico é que suas vítimas, várias sem nenhuma estatura moral, vêem nela um exemplo de desprendimento e lealdade. Outras grandes personagens são a calculista Valéria Marneffe, comparsa da Prima Bette e umas das maiores cortesãs criadas por Balzac; o decadente barão Hulot d'Ervy, presa do vício da libertinagem, que só faz aumentar à medida que envelhece; e o rico Barão Henrique Montes de Montejanos, único brasileiro a constar na galeria balzaquiana, com um nome que, aliás, de brasileiro tem muito pouco. Montejanos, apaixonado pela Senhora Marneffe, é por ela ludibriado com falsas promessas e reiteradas traições, até o momento em que reclama sua vingança. O horrível instrumento utilizado para isso está perfeitamente de acordo com pessoas originárias de país tão exótico e selvagem.

Referências

  1. «A Vingança de Bette». adorocinema.com. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.