La fea más bella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de La Fea Mas Bella)
 Nota: Se procura outros significados, veja Betty, a Feia (desambiguação).
La fea más bella
A Feia Mais Bela (BR)
La fea más bella
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia
Romance
Duração 40 minutos
Baseado em Yo soy Betty, la fea de Fernando Gaitán
Elenco Angélica Vale
Jaime Camil
Juan Soler
Elizabeth Álvarez
Patricia Navidad
Sergio Mayer
Angélica María
José José
Luis Manuel Ávila
Nora Salinas
Agustín Arana
Raul Magaña
ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 300
Produção
Diretor(es) Sergio Jiménez
Salvador Garcini
Rodrigo G. H. Zaunbos
Produtor(es) Rosy Ocampo
Tema de abertura "La fea más bella" por Jorge Villamizar e Margarita
"Aquí estaré" por Angélica Vale
Tema de encerramento El club de las feas por Banda el Recodo
"Tu belleza es un misterio por Angélica Vale & Jaime Camil
Empresa(s) produtora(s) Televisa
Localização Cidade do México
Acapulco
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 23 de janeiro de 2006 - 25 de fevereiro de 2007
Cronologia
Programas relacionados Yo soy Betty, la fea
Bela, a Feia
Ugly Betty
Betty en NY

La fea más bella (no Brasil, A Feia Mais Bela) é uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para a Televisa e exibida pelo Las Estrellas entre 23 de janeiro de 2006 a 25 de fevereiro de 2007, em 300 capítulos, substituindo El amor no tiene precio e antecedendo Yo amo a Juan Querendón[1].

Original de Fernando Gaitán, trata-se de uma versão da telenovela colombiana Yo soy Betty, la fea, produzida pela RCN em 1999[2].

Foi protagonizada por Angélica Vale e Jaime Camil, contando com as participações antagônicas de Elizabeth Álvarez, Patricia Navidad e Raúl Magaña, e demais participações de Sergio Mayer, Angélica María e José José.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Letícia Padilha Solís - Lety - é uma menina modesta e inteligente, mas um pouco feia. Com o esforço de seus pais, Erasmo e Julieta Padilha, pôde estudar e se formar em Economia, com pós-graduação em Finanças. Seu único amigo e confidente é Tomás Moura. Para Lety, não ser feia é um obstáculo, mas descobre que seus méritos universitários não são suficientes, já que não a admitem como executiva pelo seu físico. Entretanto, como deseja trabalhar, aceita que a contratem para um cargo bem abaixo de seu nível, e se torna secretária da presidência numa produtora de comerciais e videoclipes chamada "Conceitos", a mais importante do país.

A produtora Conceitos foi fundada por Humberto Mendiola e Julián Villarroel. Os Villarroel morreram em um acidente e Humberto e sua esposa Teresinha (pais de Fernando) decidem por tomar conta dos órfãos: Ariel, Márcia, Ana Leticia Villarroel e da empresa. Quando Humberto Mendiola se aposenta, Ariel e Fernando competem pela presidência da Conceitos. Fernando é um executivo jovem, atraente e mulherengo que ganha com os votos de Omar Carvarral, acionista da empresa e seu melhor amigo, e o de Márcia, também acionista e sua noiva.

O projeto que Fernando apresentou para competir pelo cargo é ambicioso, mas mal sustentado e põe em risco o futuro da empresa. Além disso Ariel, um homem arrogante, o vigia de perto, procurando falhas em sua administração para obter pretextos para destituir Fernando do cargo e tornar-se o presidente. Lety, por sua vez, compete pelo cargo de secretária com Alice Ferreira, uma mulher frívola, muito sedutora, sem experiência de trabalho, mas amiga íntima de Márcia, que a ajudaria a vigiar Fernando.

Apesar de toda a pressão exercida por Márcia, Fernando dá preferência por Lety, que tem melhores qualificações, mas não tem presença para o posto. Com este pretexto Márcia briga para contratar Alice e finalmente as duas são contratadas. Alice ganhando três vezes mais do que o cargo permite, fica na recepção como Relações Públicas e Lety em uma salinha dentro do escritório de Fernando, tomando conta de telefonemas, arquivos, etc. Mas principalmente de sua agenda e assuntos pessoais. Lety, encantada porque Fernando a defendeu contra todos, se torna uma incondicional aliada para acobertar suas escapadas amorosas e isso faz com que Marcia e Alice declarem guerra contra a secretária da presidência.

Lety é afetada, pois se apaixonou por Fernando. Mas por algumas reviravoltas do destino a Conceitos fica nas mãos da Lety, e então Omar, aconselha Fernando a seduzi-la, porque eles desconfiam que Lety tenha um romance com Tómas Moura, e têm medo que Tómas convença Lety a ficar com a empresa. No começo Fernando não aceita, porém depois se convence de que Lety e Tómas são capazes de ficarem com a empresa de seus pais. Lety e Fernando iniciam um romance em segredo, mas Fernando se apaixona de verdade por Lety.

Mais tarde, Lety encontra uma carta que está escrito o plano de Omar e Fernando. Então em uma reunião, Lety conta a verdadeira situação da Conceitos, que está embargada por ela. Neste meio tempo o noivado de Fernando acaba. Lety pede demissão e viaja por uns dias e não dá oportunidade para Fernando se explicar. Na viagem, ela conhece Aldo Domensaín, um homem lindo, encantador e riquíssimo que não se importa com a aparência física das pessoas e assim se apaixona por Lety, então se forma um triângulo amoroso entre Lety, Fernando e Aldo, sendo que Lety fica dividida entre os dois, neste meio Lety muda sua aparência e sua autoestima com a ajuda de Aldo mas no fim acaba por ficar com Fernando.

Produção[editar | editar código-fonte]

Percusso[editar | editar código-fonte]

As gravações de La fea más bella foram iniciadas em 9 de dezembro de 2005 na Televisa San Ángel.[3] Jaime Camil teve que suspender uma peça de teatro na qual estava na Broadway para dedicar-se as gravações.[4][5] Angélica Vale precisou emagrecer 20 quilos para caracterizar-se como "Lety".[6][7] As gravações duraram cerca de 8 horas e chegou até 18 horas diárias, o que estendeu-se durante 14 meses.[8][9][10] Ao lado da Banda El Recodo, Vale gravou o videoclipe do tema "El club de las feas" em um conhecido restaurante na capital.[11]

Durante as gravações da novela, acontecia simultaneamente a Copa do Mundo FIFA de 2006 na Alemanha, em que participou a equipe de futebol do México; vários atores foram escalados para viajarem ao campeonato para representar a Televisa, que tinha os direitos de transmissão do evento e apresentaram-se em um shows antes de algumas partidas para 15.000 pessoas, junto com a Banda El Recodo.[12]

Problemas de saúde de Angélica Vale[editar | editar código-fonte]

Angélica Vale durante a gravação da novela, sofreu vários inconvenientes. Dentre eles, está um acidente que sofreu na mão esquerda: enquanto filmava uma cena em que revira pratos e copos numa mesa, a atriz acidentalmente cortou a mão com um vidro quebrado, por isso foi necessário reconstruir 70% do tendão na mão esquerda.[13][14][15]

A atriz também sofreu de fadiga crônica, isto devido às várias horas de trabalho, o que deu pouco tempo para descansar. Em janeiro de 2007, ela foi diagnosticada com febre tifoide, por isso usou fortes antibióticos e precisou de descanso.[16][17][18][19]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Exibições[editar | editar código-fonte]

México[editar | editar código-fonte]

La fea más bella mudou de horário três vezes no Canal de las Estrellas. Em 20 de fevereiro de 2006 foi remanejada das 16 horas para as 18. Em 10 de abril passou a ser exibida a partir das 20:00 e em 14 de agosto de 2006 às 20:30.[20] Alguns capítulos tiveram trinta minutos de duração (com intervalos e comerciais).

Foi reprisada pela primeira vez pelo Canal de las Estrellas a partir de 19 de março de 2007[21]

Foi reprisada pela segunda vez entre 14 de julho de 2014, a 7 de março de 2015 em 171 capítulos, substituindo a reprise de Soy tu dueña e antecedendo Rubí[22].

Foi reprisada pela terceira vez pelo mesmo canal entre 8 de julho de 2017 a 04 de novembro de 2018 em 138 capítulos com duração de 2 horas e exibição aos sábados e domingos[23].

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil foi exibida pelo SBT entre 20 de março de 2006[24][25] a 23 de março de 2007, em 294 capítulos, substituindo Cristal e sendo substituída por Maria Esperança, ambas produções brasileiras. Foi alterada diversas vezes de horário, estreando às 6 da tarde e chegando a ser exibida em um curto período às 10 da noite.[26][27][28][29]

Foi exibida pela primeira vez pelo canal pago TLN Network entre 16 de dezembro de 2013 a 6 de fevereiro de 2015 substituindo Rebelde e sendo substituída por A Usurpadora.

Foi reprisada pelo SBT entre 7 de abril de 2014 a 6 de abril de 2015, em 258 capítulos, substituindo Por Teu Amor e sendo substituída por A Usurpadora.[30] Em sua segunda exibição pela emissora, agora em alta definição, do episódio 1 ao 38, foram exibidos um por vez, a partir do episódio 39 (2 de junho de 2014) passaram a ser exibidos em torno de dois por dia, fazendo a novela durar mais de 1 hora diariamente (segunda a sexta).[31][32][33] e entrou por tempo limitado no Netflix.[34]

Foi exibida pela segunda vez pelo canal pago TLN Network entre 28 de dezembro de 2020 a 18 de fevereiro de 2022, substituindo Cachito do Céu e sendo substituída por As Tontas Não Vão ao Céu.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

A Univision apresentou a telenovela em duas ocasiões, a primeira em 2006 e a retransmitiu novamente com 2 horas de episódios diários de La fea más bella entre 13 de setembro de 2010 a 15 de abril de 2011.[35]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Êxito no México[editar | editar código-fonte]

La fea más bella foi a telenovela com um dos finais mais visto da década de 2000 no México,[36][37] no seu último capítulo, a audiência de 43 pontos (62.8 nacionalmente) superou a transmissão do Oscar 2007, com 9 pontos (14.9 em todo país), exibida no mesmo horário pela TV Azteca.[38][39][40] Em um final inédito, em um domingo, com a duração de três horas.[41] Ganhou o Prêmio TVyNovelas de melhor telenovela de 2007 devido ao seus bons índices de audiência, que não foram afetados nem após a extensão da telenovela.

Com o sucesso de audiência no México, foi a versão que mais chamou a atenção da crítica. Nos Estados Unidos, Angélica Vale, caracterizada como Letty, fez uma participação especial em Ugly Betty, como secretária de um dentista em que a Betty norte-americana se consulta.[42][43]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Na primeira exibição pelo SBT, seu primeiro capítulo registrou 9 pontos de média e picos de 12. No mesmo período, a emissora primeira colocada marcou 27 pontos e a terceira ficou com 8 pontos.[25] Na segunda exibição da telenovela no SBT, sua audiência de estreia no IBOPE em São Paulo foi relativamente baixa,[44] mas com o recorde em seu terceiro capítulo, de 5 pontos, ela tornou-se estável.[45] Em 13 de agosto, mesmo em 4º lugar conseguiu alcançar um novo recorde, com 7 pontos de pico,[46][47] sendo que no dia seguinte alcançou a mesma pontuação, mas atingindo a vice-liderança[48] Em 6 de outubro atingiu um novo recorde, com 7,6 na média e 9,6 pontos de pico.[49]

No Brasil, a RecordTV produziu uma versão inspirada na trama que foi intitulada de Bela, a Feia.[50][51]

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

La fea más bella também alcançou sucesso de audiência nos Estados Unidos, venceu constantemente as emissoras WB e UPN, exibida no canal espanhol mas visto no país, a Univision (com 3 milhões de telespectadores), que na época conseguiu derrotar a CBS, NBC e ABC respectivamente, com exceção da Fox e o America's Got Talent da NBC.[52][53] Chegou a obter 21,3 pontos (4,6 milhões)[54] e depois 25,3 pontos.[55] Com 7.4 milhões de telespectadores em um episódio, foi o 15º programa mais assistido no país,[56][57] além de atingir a 4ª posição a nível nacional de audiência[58] e depois a 2ª, tornando-se a telenovela mais vista no ranking da Nielsen norte-americano.[59][60]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Prêmios TVyNovelas 2007[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Rosy Ocampo Venceu
Melhor atriz protagonista Angélica Vale Venceu
Melhor ator protagonista Jaime Camil Indicado
Melhor atriz antagonista Patricia Navidad Indicado
Melhor ator antagonista Raúl Magaña Indicado
Melhor atriz principal Angélica María Indicado
Melhor ator principal Carlos Bracho Indicado
Melhor atriz co-protagonista Elizabeth Álvarez Venceu
Melhor atriz co-protagonista Nora Salinas Indicado
Melhor ator co-protagonista Agustín Arana Indicado
José José Venceu
Sergio Mayer Indicado
Melhor ator juvenil Erick Guecha Indicado
Melhor direção de cena Salvador Garcini
Rodrigo G. H. Zaunbos
Venceu
Melhor tema musical "El club de las feas"
por Banda El Recodo
Venceu
  • Prêmio especial ao Programa favorito do público

Prêmios Bravo 2007[61][editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor atriz protagonista Angélica Vale Venceu
Melhor ator protagonista Jaime Camil Venceu

Prêmios Fama 2008[62][editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor atriz protagonista Angélica Vale Venceu

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de La fea más bella foi lançada em dois volumes distintos, um somente em formato digital lançado em 14 de fevereiro de 2006 pela Warner Music México[63] e outro em edição limitada no formato físico (CD) e digital em 6 de junho do mesmo ano pela EMI Televisa Music.[64]

Digital[editar | editar código-fonte]

  1. La Fea Más Bella - Jorge Villamizar & Margarita
  2. Tu Belleza Es Un Misterio - Angélica Vale e Jaime Camil
  3. La Dueña De Mi Vida - Angels
  4. Se Busca Un Hombre - Niurka Marcos
  5. El Club De Las Feas - Banda El Recodo
  6. Aquí Estaré - Angélica Vale
  7. Canallá - Margarita
  8. La Secretaria - Banda machos
  9. Mi Bom Bon - Margarita
  10. Bésala Ya - Bacilos, Celso Piña e Bogotá
  11. Les Gusta El Cu - Margarita
  12. La Fea Más Bella - Karaoke[63]

CD[editar | editar código-fonte]

  1. La Fea Más Bella – Angélica Vale Y Jaime Camil
  2. El Club De Las Feas – Banda El Recodo
  3. Simple – Daniela Romo
  4. Con Tu Amor – Pandora
  5. Haria Hasta Lo Imposible – El Coyote e sua banda Tierra Santa
  6. Sigue Tu Ruta – Graciela Beltran
  7. La Verdad – Los invasores de Nuevo Leon
  8. Que Vuelva Pronto – Los originales de San Juan
  9. Me Quiero Casar – Control
  10. Lucero De Mi Alma – Emilio Navaira
  11. Lo Eterno – Celso Piña

[64]

Versão Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2006 foi lançado um CD no Brasil com uma outra versão da trilha sonora.[65]

  1. "Diga" (Dime) - Jaime Camil
  2. "Aqui Estaré" - Angelica Vale
  3. "Solo Existes Tú" - Diego
  4. "Seducción" - Thalia
  5. "Medley" (em versão acústica): Rebelde/Sólo Quédate en Silencio/Sálvame - do grupo RBD
  6. "Amor Perfecto" (Amor Perfeito) - Jaime Camil
  7. "Tardes Negras" - Tiziano Ferro
  8. "Yo Te Diré" - Miranda
  9. "Yo Se Que Te Amaré" (Eu Sei Que Vou te Amar) - Jaime Camil
  10. "Malo" - Bebe
  11. "Laços de Amor" (Lazos de Amor) - Lucero
  12. "Dime" - Jaime Camil

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

La fea más bella foi lançado nas lojas e através da Internet em 19 de fevereiro de 2008.[66] Somente em versão reduzida, composta por 14 capítulos, com durações que variam de 1 hora a 1 hora e 30 minutos com cerca de 700 minutos ao todo em 3 DVDs.[67] Outra versão, também editada, foi lançada com 250 minutos adicionais em relação a versão anterior, distribuídos em 4 DVDs.[68]

Referências

  1. «Mexico gussies up 'Betty'» (em inglês). Variety. 19 de janeiro de 2006. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  2. «Rosy Ocampo prepara versión mexicana de Betty la fea» (em espanhol). Produ. 29 de novembro de 2005. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  3. «Jaime Camil actúa en nueva versiónde Betty la fea» (em espanhol). Hoy.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  4. «Jaime Camil en 'La fea más bella'». Terra.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  5. «Jaime Camil protagonizará La fea más bella» (em espanhol). Peopleenespanol.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  6. «Niega Angélica Vale liposucción» (em espanhol). ElUniversal.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  7. «Angélica Vale niega liposucción» (em espanhol). Peopleenespanol.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  8. «Gloria Trevi exigió demasiada seguridad» (em espanhol). Extra.ec. Consultado em 17 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014 
  9. «Juan Soler se suma a La fea más bella» (em espanhol). Peopleenespanol.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  10. «Angelica Vale Roba Camara En La Alfombra de People» (em espanhol). Politicsinpolk. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 26 de agosto de 2014 
  11. «Banda El Recodo grabó el videoclip del tema "El club de las feas"» (em espanhol). ElUniversal.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  12. «¡La Banda El Recodo enloquece al público en Alemania!» (em espanhol). www.periodicoelsur.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  13. «telenovelala fea mas bella el cuartel» (em espanhol). LasNoticiasMexico.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  14. «Angélica Vale no sufre por su dedo» (em espanhol). Nacion.com. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  15. «Sufre Angélica Vale cortadura en un dedo» (em espanhol). ElUniversal. 1 de agosto de 2006. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  16. «Angélica Vale, cansada de filmar La fea más bella» (em espanhol). Hoy. 16 de janeiro de 2007. Consultado em 17 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014 
  17. «Angélica Vale, protagonista dela Fea más bella, internada por tifoidea» (em espanhol). Ultima Hora. 19 de janeiro de 2007. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  18. «Angélica Vale hospitalizada por tifoidea» (em espanhol). ElUniverso. 17 de janeiro de 2007. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  19. «Angélica Vale tiene tifoidea» (em espanhol). People en espanol. 17 de janeiro de 2007. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  20. «¡Cambia de horario la telenovela "La fea mas bella"!» (em espanhol). Orizabaenred. Consultado em 14 de outubro de 2014 
  21. «Comienza la retransmisión de 'La fea más bella' :: México :: esmas» (em espanhol). Esmas.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  22. «Retransmisión de La Fea más bella 14 de julio» (em espanhol). TVyEspectaculos. 2 de julho de 2014. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  23. «La fea más bella por las estrellas». Más Telenovelas (em espanhol). 6 de julho de 2017. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  24. «"A Feia Mais Bela" estréia dia 20 no SBT». Folha Online. UOL. 14 de março de 2006. Consultado em 12 de março de 2014 
  25. a b «A Feia Mais Bela estréia com boa audiência no SBT». AreaVip.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  26. «"A Feia Mais Bela" de volta no SBT!» (em inglês). Consultado em 15 de agosto de 2014 
  27. «"A Feia Mais Bela" e "Revelação" devem retornar ao SBT». GeraisNoticias.dhit.con. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  28. «A Feia Mais Bela e Revelação devem retornar ao SBT». OTVFoco.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  29. «As novelas A Feia Mais Bela e Revelação serão reprisadas no SBT». TvConectados. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  30. SBT. «A Feia Mais Bela está de volta ao SBT». Consultado em 18 de março de 2014 
  31. «A Feia Mais Bela». Sbt. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  32. «SBT reduz dramalhões mexicanos à tarde e estica A Feia Mais Bela». Noticias da Tv. Consultado em 17 de dezembro de 2014 
  33. «Programação de hoje da TLN Network». TvMap. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  34. «A Feia Mais Bela e Revelação devem retornar ao SBT». Portal Midia. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  35. «El Retorno de Lety Padilla» (em espanhol). NovelasySeries-notfix Univision. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 10 de novembro de 2013 
  36. «Final de Lo Que La Vida Me Robó supera los 30 pts de rating» (em espanhol). SDPNoticias.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  37. «"Lo que la vida me robó" superó los 30 pts de audiencia. Con Flor Rubio» (em espanhol). RedioFormula. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  38. «Audiência de "A Feia Mais Bela" supera a do Oscar no México». FolhaOnLine.com. Consultado em 27 de fevereiro de 2007 
  39. «Arrasa La fea más bella al Oscar en rating» (em espanhol). ElUniversal.com. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  40. «La fea más bella vapuleó al Oscar en rating, revela Ibope» (em espanhol). Cronica.com.mx. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  41. «[2006] La Fea Más Bella». NovelaMexicana.com. Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014 
  42. «Kristin Chenoweth, Angelica Vale & Gina Gershon To Star On 'Ugly Betty'» (em inglês). Starpulse.com. Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014 
  43. «¡Angélica Vale estará en Ugly Betty!» (em espanhol). Peopleenespanol.com. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  44. «"A Feia Mais Bela" segue com baixa audiência no SBT». NaTelinha. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  45. «"A Feia Mais Bela" tem audiência recorde no terceiro capítulo». NaTelinha.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  46. «"A Feia Mais Bela" tem alta audiência com pico de 7 pontos». FamososNaWeb.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  47. «“A Feia Mais Bela” surpreende e bate recorde». CentraldeNoticias. Consultado em 19 de agosto de 2014  C1 control character character in |título= at position 1 (ajuda)
  48. «"A Feia Mais Bela" vai bem, fecha na vice-liderança e alcança 7 pontos». OTvFoco.com.br. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  49. «"A Feia Mais Bela" vence Record e bate recorde na audiência». OTVFoco. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  50. «Bela, a Feia foi a versão da Record para o clássico Betty, A Feia». CoisasdeNovela.pop.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 23 de outubro de 2014 
  51. «Duelo: Bela, a Feia x Ugly Betty xBetty, a Feia?». Abril.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014 
  52. «Desbanca la "Fea más Bella" a series de Univisión» (em espanhol). Cronica.com.mx. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  53. «Univisión vence a principales cadenas EEUU con "La fea más bella"» (em espanhol). Diariolibre.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  54. «'La fea más bella' desata pasiones» (em espanhol). Terra.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  55. «La fea más bella con nuevo galán» (em espanhol). Terra.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  56. «"La fea más bella", un éxito en Univisión» (em espanhol). DiarioLibre.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  57. «'La Fea Mas Bella' big hit for Spanish-language Univision in slow TV week» (em inglês). DeseretNews.com. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  58. «¡No ajustes tu televisor! - Univision Novelas y Series» (em espanhol). Univision. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  59. «Univision #1 Among Adults 18-34 and 18-49 With Beautiful Ending of 'La Fea más Bella'» (em inglês). Hispanicrwire.com. Consultado em 20 de agosto de 2014 
  60. «La fea más bella se acerca a su fin» (em espanhol). Terra.com. Consultado em 20 de agosto de 2014 
  61. «Prêmios Bravo 2007». Consultado em 12 de março de 2014. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2015 
  62. «Prêmios Fama 2008». Consultado em 12 de março de 2014. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2015 
  63. a b «La Fea Más Bella (Soundtrack de la Telenovela)». Itunes.apple.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  64. a b «La Fea Mas Bella Soundtrack CD Album» (em inglês). CD Universe. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  65. «A feia mais bela». www.saraiva.com.br. 2006. Consultado em 11 de abril de 2016 
  66. «LlegaLa fea más bella en DVD» (em espanhol). Peopleenespnol.com. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  67. «La Fea Más Bella» (em inglês). Amazon.com. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  68. «La Fea Mas Bella 4 dvds Boxset Reg 1- 4» (em inglês). Amazon.com. Consultado em 15 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]