La Manga del Mar Menor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Mar Menor à noite.
Imagem de satélite.

La Manga del Mar Menor ou simplesmente La Manga (espanhol: la ˈmaŋɡa) é um cordão litoral na Região de Múrcia, Espanha. A faixa de terra tem 22 km de comprimento e 100 metros de largura em média, separando o Mar Mediterrâneo da lagoa do Mar Menor[1], do Cabo de Palos à Punta del Mojón.

O bolo de Cierva, comida típica da região.

Historicamente, a região era conhecida pelos romanos como Palus e posteriormente pelos mouros como Al Buhayrat Al Qsarand. No século XVII, a região passou a ser conhecida como Mar Chico (mar pequeno) e mais tarde como El Mar Menor. Originalmente, era uma baía aberta para o Mar Mediterrâneo; em cada ponta, recifes de origem vulcânica gradualmente retiveram a areia e os sedimentos que foram trazido pelas correntes marítimas e formaram uma coluna arenosa de dunas e vegetação em meio às rochas, com longas praias em contato com os dois mares. O cordão de La Manga é cortado por canais naturais que mantêm os dois mares em contato um com o outro; as chamadas golas permitem à água do Mediterrâneo adentrar na lagoa. Nessa condição, a região manteve-se intocada até a década de 1960, quando La Manga foi descoberta como atração turística e passou por uma transformação profunda, que incluiu a urbanização da área e a construção de uma infraestrutura turística.

Em 1938, durante a Guerra Civil Espanhola a Batalha do Cabo de Palos ocorreu próxima a La Manga. O farol iniciou a operação em 31 de janeiro de 1865[2]. O cabo faz parte de uma reserva marinha, a Reserva Marina de Cabo de Palos e Islas Hormigas[3]. O aeroporto mais próximo é o de Murcia-San Javier (MJV/LELC).

Esportes[editar | editar código-fonte]

O Mar Menor, com suas cinco ilhas e contando com águas rasas e protegidas, possui estrutura para esportes aquáticos, com escolas de iatismo e esqui, assim como windsurfe, catamarãs e canoagem[1]. O evento La Manga Cup tem sido realizado desde 1999.

Panorama La Manga[editar | editar código-fonte]

Vista panorâmica do Mar Menor nos 22 quilômetros de distância de La Manga de norte a sul para ser visto no horizonte leste (2016)

Referências

  1. a b «La Manga y el Mar Menor». Turismo Mar Menor. Consultado em 25 de junho de 2016 
  2. «El faro de Cabo de Palos cumple 150 años». La Voz de La Manga. 30 de janeiro de 2015. Consultado em 25 de junho de 2016 
  3. «Reserva Marina de Cabo de Palos e Islas Hormigas». Federación de Actividades Subacuáticas de la Región de Murcia. Consultado em 25 de junho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]