La Peau de chagrin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
La Peau de chagrin
A pele de chagrém (PT)
A pele de Onagro (BR)
Autor (es) Honoré de Balzac
Idioma Francês
País  França
Género Romantismo
Série Études philosophiques
Editora Gosselin e Urbain Canel
Edição portuguesa
Tradução Pedro Reis
Editora Amigos do Livro
Lançamento 1977
Páginas 286
Edição brasileira
Tradução La Peau de chagrin
Editora Ediouro
Lançamento 1996
Páginas 268
ISBN 85-00-13026-1
Cronologia
Último
Le Lys dans la vallée
Jésus-Christ en Flandre
Próximo

La Peau de chagrin é um romance de 1831 escrito pelo autor francês Honoré de Balzac, incluída nos Études philosophiques ("Estudos filosóficos") de sua Comédie humaine.

Este romance é sua obra mais importante entre aquelas do início da carreira, quando ainda escrevia sob a influência da literatura gótica. Num clima de pesadelo, esta narrativa simbólica é a história de Rafael de Valentin, que vem a possuir uma pele de onagro. Essa pele misteriosa, cuja origem pode ser oriental, permite a satisfação de todos os desejos, porém vai diminuindo de tamanho, enquanto também diminui o tempo de vida de seu possuidor.
Há vários pontos de contacto entre Rafael e Balzac: ambos escreveram um tratado filosófico, o "Tratado da Vontade" (Balzac era adolescente), ambos moraram em sótãos enquanto passavam por privações e ambos tiveram de enfrentar credores.
Obra de transição ou aprendizado, há nela dois elementos díspares: a tentativa realista, que ficou em segundo plano, de pintar o retrato fiel de uma mulher manipuladora e a presença do fantástico, representada pelo objecto mágico, que acaba por se impor.
Grande sucesso de público à época da publicação, o livro não foi bem visto pela crítica. Contudo, sua importância cresceu com o passar do tempo e hoje, relevando-se alguns defeitos de construção, é visto como sua primeira obra-prima.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.