La Piovra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

La Piovra ou O Polvo em português, é uma série de televisão italiana de grande sucesso, produzida pela RAI entre 1984 e 2001 num total de 10 temporadas não consecutivas e que conta a história do comissário Corrado Cattani, interpretado pelo actor Michele Placido e a sua luta contra a máfia. É considerada a melhor série italiana de todos os tempos. Na história, o personagem de Placido morre no fim da 4ª temporada. O actor Vittorio Mezzogiorno (Davide Licata) é o protagonista da 5ª e 6ª temporadas, morrendo também o seu personagem no fim desta última. As 4 temporadas seguintes já não tiveram o mesmo impacto no público. Em Portugal, a série teve grande sucesso e foi transmitida em horário nobre pela RTP.

Curiosidades

  • Foi a série que consolidou definitivamente a carreira de Michele Placido.
  • A morte do comissário Corrado Cattani e que ditou o fim da 4ª temporada, foi pensada para que o seu personagem se tornasse mais mítico.
  • O personagem de Puparo, foi baseado em Bernardo Provenzano, o Padrinho mafioso que se encontrava em fuga às autoridades desde 1963.
  • Como alguns actores italianos se recusaram a participar na série, a produção teve que recorrer a actores franceses, alguns deles conceituados como Bruno Cremer, Paul Guers e François Périer. Vários desses actores tiveram que ser dobrados por não saberem falar italiano, contudo a produção quis que os papéis de "Corrado Cattani" e "Davide Licata" ficassem com actores italianos.
  • A acção decorre na Sicília, Roma, Milão, Praga, Suíça, Turquia, Senegal e Nova Iorque.
  • O actor Vittorio Mezzogiorno faleceu vítima de doença, dois anos depois do fim da 6ª temporada, a segunda e última em que participou.
  • Em algumas cenas de assassinatos, são visíveis os actores mortos mexerem partes do corpo, como os olhos.